Conheça estratégias que vão colocar sua academia pronta para enfrentar o período de baixa que vem com os efeitos da sazonalidade.

Introdução

Para muitos gestores, o mês de junho significa um período de baixa na academia.

Menos procura, menos matrícula, pouca frequência, sem falar nos alunos que “fogem” da renovação.

Nós sabemos que esta época do ano costuma ser um verdadeiro pesadelo para as academias, por isso, criamos o Kit Para Derrotar a Sazonalidade nas Academias.

Vamos ver no decorrer deste artigo como você pode preparar a sua academia para atravessar esse período que normalmente é de baixa!

O que é a tal Sazonalidade?

No Webinar que fizemos em nossa empresa, com o Gustavo Borges (e que é um dos conteúdos do Kit que lançamos), acabamos descobrindo que o termo sazonalidade tem origem no latim e dá a ideia de… colheita!!!

Na verdade, este significado está mais alinhado com a ideia de sazonalidade em razão de fatores climáticos, algo que sempre interferiu na agricultura.

Existe, porém, uma outra forma de ver a sazonalidade, que é aquela afetada por alguma conjuntura econômica, que por sua vez, está ligada à sazonalidade do calendário!

Vou dar alguns exemplos para você se situar melhor, você vem comigo?

Nem toda sazonalidade significa um período de baixa na academia

Apesar do termo estar normalmente relacionado com o período de baixa nas academias, a sazonalidade que depende do calendário pode ser uma excelente oportunidade para o gestor aproveitar o evento já previsto e realizar campanhas de vendas!

Por falar em campanhas, no Kit Para Derrotar a Sazonalidade nas Academias que acabamos de lançar, você vai encontrar modelos prontos de campanha, é só inserir o logo de sua academia e usar, super prático!

Voltando a falar sobre como “fazer do limão, uma limonada”, podemos dar dois exemplos de “sazonalidade boa”, que estão bem vivos em nossa mente, por causa da época:

⇒ Dia dos Namorados

⇒ Festas Juninas

Inclusive, no Nordeste do Brasil, o apelo comercial das festas juninas é ainda mais forte que o Natal!

A questão aqui é que, com um bom planejamento, o próprio calendário já nos fornece um bom material para usarmos a sazonalidade a nosso favor!

Prestou atenção numa palavrinha muito importante no último parágrafo?  

O período de baixa na academia não resiste a um bom planejamento!

O pior efeito da sazonalidade pode ser encarado como uma bênção, se você for um gestor disposto a corrigir seus erros: a sazonalidade escancara um mau planejamento!

Ou mesmo a ausência completa de planejamento!

Não se trata de uma regra, mas normalmente, a academia que mais sente os efeitos da sazonalidade e enfrenta um período de baixa, é aquela que deu pouca atenção ao planejamento!

No final do ano passado, escrevemos um artigo falando sobre a importância de um bom planejamento e um dos pontos que abordamos foi que já estava tarde para se iniciar um planejamento!

Por isso, ao invés de ficar aqui chorando o leite derramado e dizendo que você deveria ter feito um planejamento para não sofrer com o período de baixa na academia, vou sugerir que você comece, imediatamente, a pensar no planejamento de 2020 em sua academia!

Afinal de contas, um dos aspectos da sazonalidade é que ele ocorre sempre, numa época certa e determinada, portanto, não dá para dizer que se trata de algo imprevisto!

O que eu quero te dizer é o seguinte: a sazonalidade é algo inevitável, mas o período de baixa na sua academia, não!

Baixar o Kit Para Derrotar a Sazonalidade nas Academias já pode te ajudar agora mesmo!

E a seguir, vou dar dois exemplos de ações que você pode tomar para lucrar mesmo em período de baixa na academia!

Que tal investir em eventos no período de baixa na academia?

Aqui, não vou “chover no molhado” de que isso deveria ter sido visto no planejamento, pois tenho certeza que no ano que vem será assim em sua academia!

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Falando de hoje, como eu mencionei no início do texto, você pode tanto pensar em alguma coisa para o mês dos namorados ou mesmo as festas juninas!

Pensando em um evento com um pouco mais de antecedência e tendo como mote um outro fator que costuma ser um vilão para ocorrer um período de baixa em sua academia – as férias escolares de julho -, talvez seja o caso de pensar em atividades para o público “kids”, que pode tanto gerar um aumento no caixa, como estimular os pais a frequentar a academia.

A grande questão aqui é: Você está preparado para realizar um evento em sua academia?

Você tem estrutura para isso?

Um evento bem feito tem muitos benefícios:

⇒ Aumenta a visitação

⇒ Favorece a fidelização de quem já é cliente

⇒ É propício para apresentar alguma novidade

⇒ Promove o engajamento do time

⇒ Ajuda a fechar mais matrículas

Mas, se você não está preparado ou se a sua academia não possui estrutura para suportar o evento que foi planejado – ou ainda, se você não tem muito claro o que espera como resultado do evento -, é melhor não fazer!

Para te ajudar a se inspirar, sugiro a leitura deste artigo, onde falamos sobre como um dos eventos mais grandiosos do planeta pode te ajudar a planejar e executar um bom evento em sua academia.  

Fidelize os seus clientes através da conscientização

Isso pode parecer mais profundo do que é, mas na verdade é algo muito simples: ajude o seu cliente a ter os resultados que ele procura!

Quando ele se matricula em sua academia, ele tem em mente um desejo e cabe a você fornecer os meios pelos quais esse desejo vai se tornar realidade!

E uma das maneiras mais simples de conseguir isso é: faça com que ele frequente a sua academia!

Isso significa investir no resultado do cliente, tangibilizando e mostrando o que ele pode perder ao abandonar a academia.

Este artigo pode vai te ajudar a criar uma régua de relacionamentos que vai fidelizar o seu cliente nos primeiros 90 dias dele na academia!

Você sabia que um dos maiores índices de evasão em uma academia ocorre exatamente nos primeiros 90 dias dele?

Por isso, você precisa de um bom sistema de gestão com CRM para ajudar a colocar em prática as dicas deste artigo!

E se apenas a conscientização não não for suficiente, saiba como você pode estimular o seu cliente a usar muito a sua academia!

Tenha um Clube de Recompensas em sua academia!

Você sabe o que é um Clube de Recompensas?

Este vídeo vai te explicar direitinho o que é e como você pode usar esta ferramenta para fidelizar o seu cliente:

Como fidelizar seus clientes e não sofrer no período de baixa na academia

E o resultado é quase matemático: um cliente fidelizado, consciente dos benefícios de frequentar a academia, sabe o que perde se parar de frequentar!

E você pode ver como o Clube de Recompensas faz mais do que simplesmente fidelizar sua academia, acessando este artigo com um de nossos clientes, o Peter Laranjo, proprietário da Rede Elite Club, no interior de Minas!

O Clube de Recompensas é uma boa ferramenta para evitar o período de baixa na academia

Se você quer combater a sazonalidade e fidelizar os seus clientes com o Clube de Recompensas, clique para conhecer o EVO, que é pioneiro no desenvolvimento desta ferramenta!

Conclusão

E então, já está pronto para combater a sazonalidade em sua academia?

Espero que este artigo tenha mostrado a importância de um bom planejamento, da fidelização do cliente e de como evitar que a queda na temperatura ou as férias escolares venham causar um período de baixa na sua academia.
Não perca mais tempo, baixe o Kit Para Derrotar a Sazonalidade nas Academias e enfrente esse inimigo com as armas certas!

Tenha as armas certas para enfrentar o período de baixa na academia!