A necessidade de vender online é urgente, mas não existe salvação se você só investir em um site não se preocupar em como as pessoas chegarão até ele.  

Confira as dicas que a Isabela Monteiro, nossa Coordenadora de Marketing, Performance e Mídia, deu sobre isso e tenha resultados.

Descubra as boas práticas para uma campanha online de sucesso, do começo ao clique final de compra! 

A primeira coisa que você precisa entender, antes de montar qualquer estratégia, é:

Qual é o seu propósito? Ou, simplificando, qual é o seu objetivo? (Para você não encanar no seu propósito de vida, mas sim no que precisa e deseja) 

O que te faz querer levar pessoas pro seu site? Somente vender uma matrícula? Ou o seu produto possui um diferencial que vai impactar diretamente a vida do seu possível cliente? 

Por que a pessoa deve visitar SEU site e não o do concorrente? (E aqui, quando eu falo site, pode ser também uma página de campanha de aquisição de oportunidades, uma página simples de vendas ou até as suas redes sociais).

A partir do momento em que você tem seu OBJETIVO mapeado, os próximos passos ficam mais simples.  

3 pilares fundamentais 

Com a minha experiência na área, acredito que no marketing digital, devemos trabalhar com 3 pilares: propósito, disciplina e consistência.

Já percebeu que as pessoas criam metas diariamente, focando em vendas, mas nem sempre param para pensar no que as diferencia da concorrência? Isso hoje é essencial, porque os consumidores têm acesso a muitas informações. Se eles não se identificarem com o seu propósito, a chance de conquistá-lo é menor (ou zero). 

Precisamos lembrar que existe um caminho a ser percorrido, diariamente, pra levar o seu PROPÓSITO aos seus possíveis clientes. 

Você precisa ter presença digital, lembrando que é o ambiente mais concorrido que temos atualmente. Todos estão anunciando seus produtos online, principalmente depois da pandemia. 

E quando você tem claro qual é o seu propósito, fica mais fácil dar os passos seguintes. 

Para quem você “serve”? 

Depois de definido o seu propósito, sua missão agora é outra: entender quem é seu público-alvo e o que ele consome. 

Crie estratégias para diferentes canais – Facebook, Instagram feed e stories, IGTV, YouTube, Tik Tok, Reels – cada meio é uma possibilidade diferente de você engajar com o consumidor e você precisa primeiro descobrir onde está o seu

Faça um planejamento semanal do que irá postar na rede, mas não perca uma oportunidade por conta de um calendário de posts. Se você viu uma janela para encaixar um conteúdo de última hora, porém relevante para seu público, não deixe de fazer. 

Apesar de ter muita gente investindo em mídias pagas, conteúdos compartilháveis são uma ótima forma de você conseguir conquistar clientes orgânicos, pois isso reforça sua autoridade sobre o assunto que está divulgando. 

Mostre para seu público que você sabe do que está falando, faça seu público se ENGAJAR mais com você do que com a concorrência.

E veja a seguir, o que não vai poder faltar para que isso aconteça. 

Entenda como a disciplina leva à consistência

Para realizar tudo isso, você vai precisar de DISCIPLINA: entrar diariamente em suas redes e entender o que seu público está consumindo, qual ação de trouxe mais retorno em vendas e a aprender com o que não trouxe nem uma curtida. 

Está tudo bem se um conteúdo não te trouxer retorno imediato, desde que você analise todos os aspectos: entenda se foi a forma que você transmitiu a mensagem, se não foi o momento ou plataforma adequados. 

Não adianta desanimar; é a CONSISTÊNCIA que vai fazer seu conteúdo chegar em mais pessoas que possuem mais fit com o seu produto – consequentemente, te trazendo mais vendas. 

esse é  o começoporque ainda falamos somente do que não precisa de investimento, do que chamamos de tráfego orgânico

Conclusão

Muitas vezes o caminho não é fácil, mas é possível. Estude, pesquise, foque no que realmente importa para o seu público.  

Recapitulando: 

1- Descubra o seu propósito / objetivo.  
2- Entenda o seu produto /serviço e para qual público ele serve. 
3- Comece a fazer um trabalho de divulgação. 
4- Tenha consistência para continuar.  
5- Analise o que está dando certo e corrija – o mais rápido possível.  

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Assim, todo dia será uma nova oportunidade para você atingir seus resultados com as vendas online!