Saiba o que foi falado no Webinar realizado pelo EVO, sobre as melhores estratégias para a reabertura das academias

Introdução

Qual o resultado que você espera ter quando reabrir a sua academia?

Uma coisa que você precisa saber é que os resultados que você vai ter, estão diretamente ligados a como você está planejando esta reabertura.

Você talvez já saiba disso, assim como também já deve ter ouvido milhões de vezes que “o normal que a gente conhecia não vai mais existir”, o que é verdade.

Então, como se preparar para reabrir a sua academia no que está sendo chamado de “New Normal”?

Este foi o tema do Webinar que o EVO promoveu no dia 04/05, mediado pelo Paulo Akiau e contando com a presença de 3 pessoas com vasta experiência no Mercado de Fitness, que dividiram a experiência e compartilharam algumas estratégias, conforme você vai ver abaixo.

Este é o momento de abrir a sua academia?

Esta talvez seja a principal pergunta que os gestores de academia estão se fazendo, num momento em que algumas cidades, de alguns estados, se preparam para reabrir.

Na verdade, em algumas localidades, algumas academias já abriram!

E foi exatamente a partir de experiências ruins que estes estabelecimentos tiveram na reabertura, que tomamos a decisão de realizar o Webinar, pois o resultado em muitos casos foi o pior possível.

Clientes que não se sentiram seguros em continuar frequentando a academia, por falta de condições de higiene e segurança no local.

Clientes com receio, por entender que foi uma decisão precipitada do Governo local.

E também, algo muito importante: a falta de compreensão por parte dos gestores, de que algo diferente deveria ser apresentado aos clientes neste momento.

Que nada mais é do que a devida preparação para atuar no chamado “New Normal”.

Como o gestor de academia deve se preparar para reabrir?

Na verdade, é importante que ele cumpra uma pequena jornada enquanto toma esta decisão.

  • Primeiro, ele precisa ter toda a informação disponível sobre a viabilidade da abertura da academia.
  • Depois, fazer uma reflexão sobre o momento de reabrir e como reabrir.
  • Para isso, ele deve se dedicar a uma cuidadosa e minuciosa preparação para a reabertura.
  • E fazer isso de forma estruturada, como se tivesse um roteiro das atividades, um “playbook” de tudo o que vai acontecer.

Reabrir ou não a sua academia é uma decisão muito séria e o gestor não deveria pautar essa decisão com base em um conselho ou orientação isolada. Todos os órgãos oficiais, governo estadual, prefeitura, associação e empresas devem ser consultados e embasar essa decisão.

Uma vez tomada a decisão, assuma.

Tenha uma boa fundamentação dessa decisão que seja capaz de sustentar uma argumentação forte para a sua equipe e clientes.

A comunicação precisa estar alinhada com o time, e é fundamental ter cuidado com a qualidade desta comunicação.

Você sabe se o seu cliente quer voltar a treinar?

Se você fez bem a sua lição de casa durante este período de isolamento, está em contato com o seu cliente por meio de plataformas digitais.

E esperamos que este contato esteja frequente, que você aproveitou para criar um vínculo forte com ele.

Neste caso, teve muito tempo para analisar a vontade do cliente. Ele está com saudade da sua academia? Demonstra que quer voltar a treinar?

Analisar isto é muito importante para você tomar a decisão, que deve também levar em conta alguns fatores, como vamos ver abaixo.

Algumas pessoas estão sentindo necessidade de treinar, principalmente quem foi impactado pela conscientização que foi feita em torno dos sintomas do vírus e a importância do exercício físico no fortalecimento do sistema imunológico.

Um aspecto importante para abordar é o medo. Existe a vontade, a necessidade e até mesmo a capacidade de treinar, por não pertencer a um grupo de risco, mas o medo pode dificultar.

Aí, é a hora de você agir.

Saiba como tirar o medo dos seus clientes irem treinar em sua academia

Para minimizar o medo que as pessoas podem ter de voltar à academia, é preciso uma estratégia em 4 etapas, muito simples.

  1. Primeiro, é preciso criar ESTÍMULO para o seu cliente.
  2. Depois, você gera a CONSCIÊNCIA da importância de voltar a treinar.
  3. Por último, é preciso mexer no PRODUTO – e neste caso, inclusive para as pessoas que não tem capacidade de ir até a academia.
  4. Por último, tudo é sobre CONFIANÇA.
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Para vencer o medo, é preciso gerar confiança no cliente e é sobre isso o que vamos falar, como trabalhar os 4 pontos e transmitir confiança.

E no nosso entendimento, a melhor maneira de transmitir confiança neste momento é caprichando na comunicação.

Quer saber como? Continue lendo e veja o Kit Completo com mais de 1.000 peças  que preparamos para você.

Como uma comunicação impecável pode fazer toda a diferença neste momento?

Como toda boa estratégia de comunicação, você deve pensar basicamente em duas coisas: o conteúdo e a forma.

O conteúdo é o quê você vai comunicar. E a forma é como você vai comunicar.

Veja abaixo como explicamos isso.

CONTEÚDO

  • Fale da Reabertura de sua academia, principalmente quando vai ocorrer e quais os porquês de reabrir.
  • Explore bastante os motivos para seu cliente cuidar da saúde
  • Explique como vai ser o novo funcionamento de sua academia.

E quando for falar do novo funcionamento, existem pontos que você não pode deixar de abordar:

  •  Fluxo de atendimento
  •  Restrições na ocupação e nas atividades
  • Cuidados da empresa com higiene e limpeza
  • Preocupação e cuidados com a equipe
  • Deveres e cuidados dos clientes
  • Estimular a frequência

Aliás, para quem é cliente EVO, este é um ótimo momento para usar ainda mais o Clube de Recompensas, fazendo o seu cliente aumentar a percepção de valor que ele tem em sua academia

FORMA

  • Assuma a responsabilidade e mostre a sua cara.
  • Comprometa a equipe
  • Não deixe de usar vídeos e as plataformas digitais
  • Use referências (OMS, Ministério da Saúde, Governos locais, CRM)
  • Tenha uma boa comunicação interna
  • Use as Redes Sociais, inclusive dando um incentivo aos clientes ativos que voltaram
  • E-mail
  • Whatsapp
  • Aplicativo

E como nós dissemos acima, para realizar esta comunicação de forma eficiente e que seja capaz de encantar o seu cliente, você pode baixar o Kit com o material completo, contendo mais de 1.000 peças para a sua academia.

E agora, vamos falar de algo vital para a sua estratégia de reabertura: a preparação do seu time!

Como preparar o seu time para a reabertura?

Neste momento, o que o seu time mais precisa é que você crie com eles uma relação baseada na confiança.

É fundamental que eles se sintam seguros para trabalhar e saibam do seu papel neste momento.

E para realizar uma boa preparação, fizemos um check list das ações que você precisa tomar.

  1.  Dimensione a necessidade do seu time e trabalhe com seu time reduzido.
  2.  Separe do seu time quem está no grupo de risco.
  3.  Check list diário da saúde do seu time: temperatura, sintomas. Tenha um prontuário interno.
  4.  Plano de segurança e higiene: faça recomendações e obrigações, deixe claro o que é cada um.
  5.  Monte um kit de higiene e segurança para receber seu colaborador.
  6.  Faca uma divisão dos times.
  7.  Promova treinamentos do seu time.

Isso, nada mais é do que cuidar de quem cuida do seu cliente.

Pode ter certeza que se o seu colaborador se sentir acolhido por você, ele irá acolher o seu cliente com o mesmo zelo e carinho.

Invista nisso, vai valer à pena.

Como preparar a estrutura da academia?

Uma coisa que o seu aluno precisa notar, assim que voltar para a sua academia, é que o ambiente foi preparado para recebê-lo.

E como ele percebe isso?

Veja abaixo os pontos essenciais que você deve se atentar:

  •  Limpeza impecável
  •  EPIs: Uso obrigatório de máscaras por parte dos colaboradores
  •  Uso correto da máscara.
  •  Medidas preventivas.
  •  Delimitação física do espaço de treino, de preferência por meio de fitas.

Ou seja, este talvez seja o ponto onde ele vai perceber, com mais atenção, que a academia se preparou para a reabertura.

Então, capriche, pois o cliente que voltou neste momento, depositou toda a confiança e a saúde dele em suas mãos.

Você não pode decepcioná-lo!

E nós estamos aqui para te ajudar neste processo.

Conclusão

Para você compreender melhor o conteúdo deste artigo e também aproveitar melhor os materiais que produzimos, recomendamos que você assista o Webinar na íntegra, clicando aqui .

E se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco por meio de nossas redes sociais, estamos aqui para auxiliar você a sair forte desta crise.

E vamos conseguir, sendo que uma boa preparação para reabrir sua academia é um primeiro passo.

Conte conosco.

#estamosjuntos