Saiba por que o mercado de fitness pode se orgulhar em termos de profissionais que são exemplos de inspiração e servem de referência para todos nós

Introdução

Quais palavras existem por trás da pergunta “o que você quer ser quando crescer”? Para nós, podemos resumir em inspiração e referência, principalmente num mercado que pode ser considerado novo, como o de fitness e wellness.

Um dos orgulhos que temos aqui no EVO é de sermos uma empresa do mercado de fitness, com diversos profissionais de educação física atuando e injetando aquela paixão que é muito comum na vida deste profissional, independente dele ainda dar aulas ou ser um gestor de rede de academia.

Porém, antes de falarmos dos nossos escolhidos, vamos primeiro explicar o que levamos em consideração na hora de escolher os profissionais de educação física que são inspiração e referência para nós.

O que é ser um modelo de inspiração e referência como profissional de educação física?

Antes de escolher os profissionais que decidimos homenagear, decidimos estabelecer um critério para estar em nossa lista.

Afinal de contas, o nosso objetivo é colocar um pouco de luz sobre algumas trajetórias brilhantes destes profissionais que servem, sem sombra de dúvida, como modelo de inspiração e referência para outros profissionais.

Seja aquele que está se decidindo pela carreira de profissional de educação física, seja quem está pensando em empreender, ou para quem deseja fazer uma mudança de rumo, dentro do próprio mercado.

Então, o que levamos em conta na hora de escolher os nossos homenageados?

  • Ter sido pioneiro ou parte de algo revolucionário
  • Realizado feitos relevantes para a indústria do fitness
  • Ser uma liderança inspiradora
  • Possuir uma história de empreendedorismo
  • Ter conhecimento profundo e produzir conteúdo relevante
  • Então, vamos falar de pioneirismo?

Alguém tem que dar o primeiro passo

Não queremos aqui dar nenhuma aula de história da indústria do fitness, nem falar das origens da profissão, mas é inegável que o mercado de academias, como é hoje, pode ser analisado por meio de um recorte dos últimos 30 anos.

E quando você olha para 30 anos atrás, você vai encontrar alguns dos nossos homenageados.

E um fato que merece destaque, quando os citamos como pioneiros é que, seguindo a carreira como empreendedores, em sua imensa maioria, eles iniciaram as suas carreiras como professores em academias!

Ou seja, tudo o que você precisa em termos de inspiração e referência, é tentar conhecer um pouco mais a história de cada um deles, acreditar no seu potencial, se preparar, planejar e trabalhar duro!

E claro, seguir uma dica que vamos dar abaixo.

Para se tornar referência, aproxime-se dos seus modelos de inspiração

Você já deve ter ouvido a frase “procure se cercar de boas pessoas”.

Ou algumas variações deste conceito, desde “esteja rodeado de pessoas melhores que você”, até a frase famosa de Seth Godin: “você é a média das 5 pessoas com quem mais convive”.

Tudo isso, serve para concluirmos que andar com as pessoas “certas” pode dar resultado!

Recomendamos para você:  Dia do professor - Uma homenagem ao profissional de educação física que se tornou ainda mais essencial em 2020

Um exemplo disso, pode ser o fato que por uns pode ser encarado como coincidência, que é a mesma turma de faculdade de USP, ter o Paulo Akiau, o Fernando Recco e o Marcos Tadeu, todos alunos do Mauro Guiselini.

Estes quatro, presentes na nossa homenagem, foram da USP para uma grande rede de academias que naquele momento se tornou uma grande referência e inspiração para praticamente todos os novos modelos de negócio que vieram depois.

E praticamente na mesma época, Cida Conti, Monica Marques e Patrícia Lobato, também homenageadas, estavam convivendo neste mesmo “ecossistema”.

Naquela época, todos eles ainda como professores, mas hoje empreendem em suas empresas.

Vamos falar sobre empreender no mercado de fitness?

De professor a CEO

Esta foi a trajetória de alguns dos nossos homenageados e também, o título da palestra que o Carlos (Carlinhos) Santos, hoje proprietário da Rede Califórnia, costuma ministrar nos principais eventos de fitness.

E a “receita” usada por ele não difere muito daquela que foi usada pelos pioneiros, que serviram de inspiração e referência para que ele saísse da condição de estagiário, para professor, coordenador, sócio e hoje, CEO de uma rede de academias.

Sem falar que no meio dessa trajetória, ainda houve tempo para exercer a função de Diretor de Marketing do grupo Bioritmo, agregando mais uma façanha ao currículo.

Mas qual seria a receita?

Conforme ele disse num episódio do EVO Cast, é um misto de ousadia, crença, foco, persistência e claro, disposição para assumir riscos!

Com muito trabalho duro e árduo durante o percurso!

Muito além do diploma

Antes de mais nada, nós queremos deixar claro que não queremos desrespeitar o fato da Educação Física ser uma profissão regulamentada.

Porém, constaram no nosso rol de homenageados, profissionais do nosso mercado que não têm o diploma de educação física.

Nossa opção foi mais do que uma simples “licença poética”, mas reconhecer a atuação destes profissionais em nosso mercado.

E eles cumprem, sem sombra de dúvida, a função de serem modelos de inspiração e referência!

Para ficar em um único exemplo, podemos citar o Waldyr Soares, que pode ser considerado um dos “fundadores” da nossa indústria do fitness.

Se você quiser saber mais sobre a trajetória dele, clique aqui, para ver o Webinar que fizemos com ele. Tenho certeza que você vai se inspirar!

Conclusão

Então, quer saber quem são os 20 profissionais de educação física que nos inspiram e são referência para nós?

Então clique aqui para baixar o nosso infográfico, onde estão os homenageados, com um breve resumo de suas carreiras!

E se você quiser saber um pouco mais sobre eles, são nossos parceiros, estão sempre por perto e sempre disponíveis para compartilhar seu conhecimento e suas histórias!

E acima de tudo, continue fazendo o seu bom trabalho em sua academia, pois quem sabe, você não estará em um próximo infográfico como esse?

#estamosjuntos