A etapa do Open 2020 está acontecendo neste exato momento e nós queremos te deixar por dentro do que acontece no maior evento de CrossFit aqui no Brasil. 

Se você é um praticante de CrossFit, proprietário de box, coach ou um fã da modalidade, já deve saber que está acontecendo, neste momento, o evento mais importante da modalidade em todo o mundo: o Open CrossFit 2020, que é classificatório para a etapa do CrossFit Games de 2020. 

Agora, se você tem vontade de abrir um Box de CrossFit ou apenas tem curiosidade de saber um pouco mais sobre o que este evento significa, recomendamos a leitura deste artigo, onde vamos explicar um pouco como isso influencia todo este nicho de mercado. 

Venha com a gente e aproveite. 

Como funciona o Open 2020? 

O Open é uma competição que ocorre online, com duração de 5 semanas e é promovida pela própria CrossFit, empresa oficial, detentora dos direitos da modalidade. 

Todas às quintas-feiras, uma série de exercícios, conhecida como “workout”, é apresentada e o competidor tem até a segunda-feira seguinte para fazer o “workout” e postar o resultado no site da CrossFit.

Vale lembrar que o “workout” deve ser realizado na presença de um coach, que assiste, fiscaliza e depois valida o resultado, antes de ser postado no site da CrossFit.  

O caráter da competição é extremamente democrático e a inscrição é muito fácil. 

Basta entrar no site http://games.crossfit.com  e fazer a sua inscrição mediante o pagamento da taxa de 20 dólares. 

Expectativas para o Open 2020 

As inscrições se encerraram no dia 14 de outubro e, apesar do número de inscritos sempre aumentar perto do final, com o pessoal que deixa para se inscrever em cima da hora, o recorde de 400 mil inscritos no ano passado não foi batido.  

Ainda assim, trata-se de um número muito significativo de praticantes envolvidos com um evento de caráter mundial, que movimenta não só a comunidade do CrossFit, como também todos os boxes. 

E como os gestores e proprietários de boxe aproveitam esse movimento? 

O efeito tribal se potencializa durante o Open  

O Open 2020, como em todas as edições, trás à tona um elemento fundamental para o engajamento dos praticantes. 

Um deles é o que chamamos de efeito tribal ou efeito de tribo. 

As pessoas gostam de se associar, isso é algo muito inerente ao ser humano. Quando a razão da associação se dá de forma mais intensa e duradoura, chamamos isso de efeito tribal. 

Este efeito costuma ser identificado por alguns códigos particulares: o jeito de falar, de se vestir, gosto musical, dentre tantos outros. 

E durante o Open 2020, você percebe que isso aflora ainda mais, com este assunto dominando as rodas de conversa em todos os boxes e baladas onde o pessoal do CrossFit se encontra. 

Aliás, por falar em balada, fique atento à próxima dica. 

Aproveite o Open 2020 para organizar eventos no seu box 

Não seria exagero dizer que o clima durante o Open 2020 vai ficar parecido com o de Copa do Mundo – pelo menos para os praticantes. 

E existe toda uma preparação que gera expectativa, pois de acordo com a tradição, logo após o anúncio do “workout”, você consegue assistir, por meio de links oficiais da internet, o enfrentamento entre pelo menos dois competidores de renome, que executarão o “workout” anunciado. 

Este momento, além de gerar muita expectativa, deixa as pessoas que estão no box extremamente entusiasmados para executar suas rotinas. 

Além disso, como o anúncio é realizado numa quinta-feira e o prazo para registrar o resultado é até segunda-feira, você pode aproveitar o final de semana para fazer competições internas, com diversas atrações. 

Se você ainda não pratica CrossFit, deveria saber que se trata de um pessoal bastante animado e as grandes festas nos boxes costumam ter bandas de rock, food trucks e é claro, cerveja! 

A questão é que, apesar de ter cara de “balada”, durante esse período do Open 2020, a atmosfera é competitiva, com os praticantes buscando superar os seus desafios e registrar seus grandes resultados. 

Isso é inspirador. 

E acaba sendo uma excelente oportunidade de trazer gente nova para o CrossFit, ou seja, para o seu box! 

Sim, o CrossFit é para todos. Todos mesmo! 

Uma das dificuldades dos gestores e donos de box de CrossFit é quebrar uma barreira do preconceito, por parte de pessoas que acham que não conseguirão acompanhar as aulas. 

E isso não pode estar mais distante da verdade, pois com o devido acompanhamento e profissionais capacitados, o CrossFit pode ser praticado desde crianças, na modalidade “kids”, até idosos. 

A questão é compreender as necessidades de cada um e aliar às suas capacidades. 

E isso, grande parte dos coaches conseguem fazer, mas é sempre bom reforçar que é muito importante você trazer mais pessoas para praticar atividade física, afinal de contas, tem em mãos algo que atualmente pode ser considerado o “filé mignon” do mercado. 

Inclusive, escrevemos um artigo sobre como atrair pessoas para o box de CrossFit e o dono ou gestor às vezes vacila na estratégia, vale muito a leitura. 

Conclusão 

Então é isso! 

Espero que você aproveite toda essa energia positiva do Open 2020 como um empurrão naquela sua decisão de abrir ou não um box de CrossFit. 

E para te ajudar com isso, temos aqui um artigo sobre planejamento financeiro para negócios do mercado de fitness, incluindo boxes de CrossFit, recomendamos a leitura e se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.