Descubra se é verdade ou mito que alguns clientes não vão aderir aos treinos online em uma academia.

Introdução

Antigamente, academias que se preocupavam com um bom posicionamento online e utilizavam bem as ferramentas de marketing digital eram vistas como inovadoras.

Com a pandemia do COVID-19 e o distanciamento social que provocou o fechamento da maioria das academias no Brasil, o que era uma estratégia de inovação se tornou uma necessidade.

Em 3 meses, nós vimos alguns negócios revolucionarem a sua prestação de serviços, enquanto outros, não conseguiram realizar essa transição.

No caso do segundo tipo, uma justificativa recorrente é: “meus clientes não se adaptam aos treinos online”.

Neste artigo, vamos ver se realmente existe esse tipo de cliente ou se isso é mais um mito que atrapalha algumas gestões.

Continue lendo para ver se existe identificação com o seu negócio e seus clientes.

Treino online é para todo mundo?

Uma resposta simples para essa pergunta é: sim.

Ou melhor: deveria ser para todo mundo.

Nós sabemos que houve muito pouco tempo para os gestores de academia se adaptarem à nova realidade e conseguir atender seus clientes à distância, tanto é que houve uma perda significativa num primeiro momento, com a impossibilidade dos clientes irem à academia.

Porém, aqueles que se dedicaram a entregar um conteúdo de qualidade, conseguiram não apenas manter seus clientes, mas recuperar os que haviam desistido num primeiro momento.

E você pode ver neste artigo, que houve gestor que conseguiu inclusive vender para novos clientes, mesmo de portas fechadas.

Veja no tópico seguinte, quais foram os principais fatores de quem conseguiu sucesso com treinos online neste período.

Planejamento e envolvimento com os clientes

A primeira coisa que ficou clara, quando analisamos os clientes que tiveram sucesso em suas estratégias nesses tempos de pandemia, é que se trata de gestores que sempre tiveram o hábito saudável de planejar suas ações.

E por mais que ninguém estivesse esperando que algo assim acontecesse, os gestores acostumados a planejar suas ações, mesmo com pouco tempo disponível, conseguiram traçar estratégias eficientes.

Um outro fator que foi determinante para o sucesso destes gestores foi a qualidade do relacionamento com os clientes.

Primeiro, porque um bom relacionamento significa um nível maior de conhecimento que você tem das preferências e valores dos clientes.

E isso ajuda quando você vai criar algo novo, como foi o caso dos treinos online, afinal de contas, se tratava de um serviço diferente daquele a que eles estavam acostumados.

E para este grupo de gestores, a questão de se adaptar aos treinos online ou não, foi tratada como deve ser e você vai ver no próximo tópico.

Se o seu treino é bom, seu cliente vai fazer

É claro que não estamos falando de 100% dos clientes, até porque, não podemos deixar de analisar dois fatos inegáveis que surgiram neste cenário de pandemia:

As dificuldades financeiras que muitas famílias estão passando, provocando cortes de gastos significativos.

Pessoas com limitações em casa, como internet insuficiente ou mesmo falta de espaço.

Mas, o que percebemos é que, fora este grupo, existem gestores que perderam clientes que não estavam num movimento de cortar custos, nem tinham limitações em casa para treinar.

Isto porque alguns gestores não se dedicaram o suficiente para demonstrar aos clientes o real valor do treino que estava sendo oferecido.

E isso, tanto pode ser reflexo de um relacionamento frio com o cliente, que não gerava tantos problemas em épocas normais, mas foi fatal neste momento.

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Ou ainda, ocorre por falta de afinidade do gestor com a tecnologia.

O que fazer neste caso?

Dominar o ambiente digital: mais do que inovação, agora é obrigação

Como dissemos acima, marcar presença online e conhecer as ferramentas e estratégias de marketing digital posicionou algumas academias à frente, podendo atingir um número maior de pessoas, com um custo acessível e potencializar suas vendas.

Porém, a Pandemia do COVID-19 praticamente condenou ao desaparecimento os estabelecimentos que ainda resistiam a se adaptar a esta nova realidade.

E essa adaptação, muitas vezes significa dar um primeiro passo que é relativamente simples: adquirir um sistema de gestão para a sua academia.

Com uma ferramenta dessas, questões como planejamento e relacionamento com os clientes poderiam ser facilmente tratadas, com funcionalidades como o dashboard ou um bom CRM.

E isso seria apenas o básico, pois com um bom domínio do seu sistema, você consegue fazer vendas online, controlar sua inadimplência e ter um clube de recompensas, o que aumenta a percepção de valor por parte do seu cliente.

E no caso que estamos falando neste artigo, os treinos online, o EVO deu aos seus clientes a oportunidade de sair na frente, com a disponibilização de uma plataforma com mais de 350 treinos online, totalmente gratuitos.

E já que estamos falando em tecnologia, preste atenção no próximo assunto que vamos abordar, que é uma tendência quase obrigatória nos dias de hoje.

Sua academia precisa aderir ao mundo mobile

Como a intenção do artigo é falar sobre aderência do público aos treinos online, é preciso abordar este aspecto: quanto mais você facilitar a vida do seu cliente, maior vai ser a tendência dele se adaptar aos treinos online.

E uma forma de realmente facilitar a vida dele é colocando estes treinos online direto num app, que pode ser aberto no smartphone.

E isso é possível com o FITI, o app de treinos do EVO, que é inteiramente gratuito para quem é cliente, que pode disponibilizar aos seus alunos mais essa facilidade.

Sem falar que um aplicativo pode proporcionar uma série de outras comodidades aos seus alunos.

Com o FITI, seu aluno vai ter muito mais autonomia e facilidade para resolver várias coisas burocráticas do dia a dia:

  • Renovar o seu plano direto do celular
  • Comprar outros planos e aulas avulsas
  • Reservar seu lugar nas aulas preferidas
  • Conferir o resultado da sua avaliação física

E muito mais.

Além disso, ele vai poder interagir com os seus amigos e professores publicando na timeline, tendo uma rede social específica, com a sua galera de treino.

Conclusão

Esperamos ter respondido a sua pergunta e que você saiba que, tirando as pessoas que não têm condição tecnológica ou física de treinar em casa, é um mito que exista alguém que não se adapte aos treinos online.

O que precisa ocorrer, primeiro, é um interesse genuíno da sua parte e dos seus professores em entregar um serviço de qualidade ao seu cliente.

E também, demonstrar que não existe nada mais humano do que usar a tecnologia para demonstrar a capacidade que temos de cuidar, de resolver problemas e de nos aproximar, mesmo quando parece impossível.

Por isso, com mais de 90 dias de isolamento social, ainda é tempo de fazer com que sua academia esteja ao alcance de quem precisa praticar atividade física.

Se você ainda não é cliente EVO, entre em contato e agende uma demonstração com um de nossos especialistas em gestão.