Descubra como ter sucesso na hora de implantar um software de gestão, seguindo estas 4 dicas simples

Você sabia que implantar  um software de gestão com sucesso pode ser um fator de eficiência?

Tomar a decisão de ter um software de gestão é algo muito importante na vida de quem tem nas mãos a responsabilidade de tocar um negócio.

Seja uma academia, studio, box ou escola de natação, dança ou lutas, os estabelecimentos do mercado de fitness estão cada vez mais tendo práticas de gestão que apontam para o caminho da profissionalização.

E escolher ter um software de gestão para te auxiliar nas tarefas diárias que tanto exigem do seu tempo e energia, tem sido uma decisão das mais acertas.

E se você está pensando em finalmente contratar um software de gestão – ou mesmo trocar o que já usa atualmente -, este artigo vai te ajudar com 4 dicas valiosas para você usar no momento da implantação, para ter sucesso.

Continue lendo para saber quais são essas dicas.

Alinhe as expectativas com todos envolvidos, antes de realizar a implantação do software de gestão

Um dos erros mais comuns que muitos gestores cometem, é achar que um software vai resolver todos os problemas de forma rápida.

Nós sabemos que uma academia, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, tem características e particularidades que variam bastante.

O mesmo serve para studios, boxes, escolas de natação, dança ou lutas.

Por isso, realize um alinhamento interno, com a sua equipe, levante as principais dores e gargalos da sua operação.

Com estas informações, você confirma com o fornecedor do software, se aqueles problemas serão resolvidos e em quanto tempo.

A partir daí, com todo mundo na mesma página, as chances de todo mundo se engajar desde o momento da implantação do software de gestão, aumentam significativamente.

Agora, já que estamos falando de alinhamento, fique atento para a segunda dica, que também tem a ver com isso e vai te ajudar muito.

A implantação de um software de gestão não pode ocorrer “goela abaixo”

E aqui, eu preciso te dar uma notícia que talvez você ainda não saiba: as pessoas normalmente não gostam de mudanças.

Seja por estarem acostumadas ao que já fazem, ou por medo de não se adaptarem ao novo, em geral, as pessoas preferem que tudo permaneça como sempre foi.

Por isso, uma boa forma de evitar que isso ocorra já foi falado na dica anterior: levantar as principais dores e gargalos que existem na operação, para então, surgir com o software de gestão como uma solução para estes problemas.

Recomendamos para você:  Sabia que sua academia pode ser como o Netflix e o Spotify?

Isto é crucial para o sucesso no processo de implantação do software de gestão, bem como no sucesso da decisão como um todo.

Você precisa ter a sua equipe do seu lado neste momento, ou todo o seu investimento pode ser jogado na lata do lixo.

Deixe claro que as mudanças são necessárias

Einstein já dizia: “É insanidade esperar resultados diferentes, fazendo as mesmas coisas”.

Por isso, é preciso deixar claro para todos os envolvidos, até porque, as melhorias na operação não irão significar, num primeiro momento, “facilitar a vida de todo mundo”.

A decisão de implantar ou trocar o software de gestão de uma academia, studio, box, escola de natação, dança ou lutas, também tem como objetivos melhorar alguns processos essenciais.

E isso implica proteger mais as informações, aprender a lidar com novas tecnologias, refazer processos visando a eficiência e transparência, dentre outras coisas.

Por isso, não dá para esperar que a implantação do software traga um cenário muito parecido com o que era vivido antes.

Até porque, o que existia antes talvez seja em grande parte, responsável pela busca de um software de gestão.

Prepare seu time para ir além da implantação

Não deixe sua equipe pensar que uma vez instalado, o software nunca mais passará por uma melhoria ou atualização.

Inclusive, um bom software se caracteriza exatamente por se atualizar, buscando a melhor experiência do usuário e aumentar seus resultados.

Muito em razão disso, o EVO foi pioneiro em:

Pagamento por meio de recorrência

  • Venda online
  • Combate à inadimplência
  • Clube de recompensas
  • CRM moderno e eficiente
  • Grades modernas

Dentre outras ferramentas e funcionalidades que são pensadas para garantir uma melhor performance em vendas e meio de pagamento.

Que no final do dia, é o que põe dinheiro no seu bolso!

Conclusão

Esperamos que você tenha aproveitado a leitura e compreendido a importância do processo de implantação de um software de gestão na sua academia, studio, box ou escola de natação, dança e lutas.

Se você quiser conhecer o processo de onboarding do EVO, pensado para ser um momento que contempla todas as 4 dicas que mencionamos ao longo deste artigo, clique aqui para conversar com um dos nossos especialistas em gestão.

E conte conosco para questões envolvendo a gestão do seu negócio.