Tendências, tecnologia, comportamento do consumidor e muito mais. Leia o nosso artigo sobre o que a vigésima edição da IHRSA, em 2019, trouxe de relevante para o mercado de fitness

Se você não teve a oportunidade de comparecer à vigésima edição da IHRSA Fitness Brasil, o principal evento do mercado de fitness que ocorreu no Transamérica Expo nos dias 29, 30 e 31 de agosto, vamos dar uma visão geral do que teve no evento. 

Tratado por alguns players do mercado com atenção equivalente ao ano novo, a IHRSA é o  momento em que muitas empresas e marcas aproveitam para lançar novas campanhas, apresentar tendências e suas principais novidades. 

Falando em novidades, vamos começar falando sobre a própria IHRSA Fitness Brasil trouxe de novo para o mercado. 

Inovação na programação 

Neste ano, a organização da IHRSA Fitness Brasil trouxe para a feira pelo menos 3 grandes inovações em sua programação, que de certa forma, ajudaram bastante tanto os expositores quanto o público em geral. 

A primeira delas foi a “Rodada de Negócios”, que foi uma iniciativa muito interessante, abrindo a feira antes do horário marcado para o público em geral, apenas para quem havia agendado previamente o atendimento. 

Foi uma oportunidade exclusiva para o visitante negociar com tranquilidade, podendo até mesmo ser atendido por algum diretor ou o próprio dono da empresa, em um horário reservado. 

Isso ajudou muito às empresas e souberam usar esta ferramenta e o estande do EVO bombou durante a rodada de negócios. 

A outra novidade foi o “Venha treinar com as grandes marcas do evento”. 

Inspirado na IHRSA dos EUA, este evento chamado “Early Morning Workout” visa dar a oportunidade dos visitantes treinarem, por até uma hora, utilizando equipamentos e metodologias que estão expostas na feira. 

Uma boa oportunidade para quem gosta de se exercitar e também para os expositores mostrarem o seu produto “ao vivo”, em tempo real. 

A terceira novidade trazida pela organização merece um capítulo dedicado inteiramente a ela, vamos conferir. 

IHRSA FB Talks, conteúdo relevante para o mercado em um formato agradável

imagem-blog-fb-talks
Clientes do EVO durante o FB Talks na IHRSA Fitness Brasil.

Durante os 3 dias de evento, ocorreram mais de 20 palestras gratuitas em um espaço reservado para o público conhecer mais sobre diversos aspectos do mercado de fitness. 

Com a duração de 20 minutos, era um momento em que os palestrantes aproveitavam para dar o seu recado, apresentar alguma contribuição relevante para o mercado, apresentar alguma novidade ou tendência. 

A diversidade de temas foi muito interessante, desde conteúdo técnico que é importante para o profissional de educação física aplicar em suas aulas, como conteúdo para o gestor – que foi maioria, uma vez que é um evento voltado para este público. 

Assuntos como vendas e retenção costumam dominar esse cenário, mas chamou bastante atenção como temas relacionados com a tecnologia e o marketing digital marcaram bastante presença.

imagem-blog- fbtalks-dilson-mendes-e-clientes
Proprietários e gestores de academia, clientes do EVO, que participaram do FB Talks na IHRSA Fitness Brasil.

O EVO aproveitou o seu espaço nos 3 dias para levar seus clientes, que falaram sobre como exterminaram a inadimplência, vendas online x vendas presenciais e também “o que as academias que lucram de verdade estão fazendo para cobrar seus clientes“. 

Além das novidades, também teve conteúdo gratuito na IHRSA, entregue de maneira mais robusta, como vamos ver a seguir. 

As palestras gratuitas na IHRSA, grande contribuição para o mercado 

Quem não pôde se inscrever no Congresso de Gestão, também teve a oportunidade de assistir às palestras gratuitas, que já são uma tradição na IHRSA. 

Chama atenção que, das 3 palestras, pelo menos dois temas estejam muito intimamente ligados e focam na experiência do cliente não apenas como forma de retenção, mas também, como uma maneira de aumentar seus lucros. 

O Head de produtos do EVO, Dilson Mendes, falou sobre os passos essenciais para lucrar mais e vender para quem já é seu cliente, apresentando uma estratégia inovadora para aumentar a rentabilidade da academia sem que precise depender de vendas novas. 

Com formato de 50 minutos e inteiramente gratuitas, estas palestras são a contribuição para o mercado que a IHRSA tem para oferecer a quem não tem condições de se inscrever no congresso, que é o biscoito fino do evento, como vamos falar adiante. 

Um Congresso de encher os olhos! 

Novamente sob a Coordenação do Fábio Saba, desta vez o congresso foi dividido em palestras com 3 linhas didáticas estruturais:

⇒ Casos de sucesso 

⇒ How to do (como fazer) 

⇒ Conceitos provocativos 

imagem-blog-sala-de-palestra-ihrsa” width=
Imagem da sala da plenária EVO, patrocinadora da IHRSA Fitness Brasil, onde ocorreram as principais palestras.

Com duração variada, focando no formato de 30 minutos, que é tendência no mundo todo, o congresso se dividiu em 4 programas, sendo um deles voltado para o franqueador, um dedicado apenas a vendas e um focado em Marketing Digital, uma tendência dominante na vida do gestor de academia hoje em dia.  

No programa principal, temas dos mais variados, indo da economia ao RH, passando por arquitetura, gestão, marketing, comunicação e vendas, tudo em duas plenárias com palestras simultâneas, ou seja, quem veio, pode enriquecer seu repertório com os principais players do mercado e os sempre tradicionais “keynote speakers”. 

Bernardinho trouxe a sua palestra sobre a cultura da excelência, demonstrando como construir um time vencedor e mais do que isso, como evitar que o time vencedor caia na zona de conforto. 

Além deste tema, muito relacionado à atividade física, tivemos o renomado economista Luiz Carlos Mendonça de Barros e a investidora e participante do programa Shark Tank Brasil, Cris Arcangeli, trazendo insights de outros mercados e realidades distintas do mercado de fitness, para o gestor poder se atualizar e adquirir conteúdo significativo para o dia a dia em sua academia. 

peter-thomas-palestrando-ihrsa” width=
Head de Operações do EVO, Peter Thomas, em sua palestra na Plenária EVO, falando sobre como as academias fazem parte do mercado de assinaturas e ainda não sabem.

Peter Thomas, nosso Head de Operações, levou o pilar do “conceito provocativo” muito a sério e apresentou em sua palestra o tema “Acorda! Você está no mercado errado e não percebeu“, fazendo os gestores de academia se conectarem com o mundo do mercado de assinaturas.

Recomendamos para você:  Dia das crianças na sua academia: saiba como aproveitar esta data para explorar o potencial do seu negócio

No trade show, os principais players do mercado e suas novidades 

Enquanto os pessimistas insistem em dizer que a IHRSA está diminuindo de tamanho e até mesmo importâncias, existem aqueles, nos quais estamos inseridos, que ainda enxergam o evento como uma ótima oportunidade de negócios. 

Uma das razões é o público mais qualificado, que ou vai para o congresso se atualizar, ou para o trade show efetivamente fazer negócios. 

imagem-blog-totem-de-vendas” width=
Congressista da IHRSA conhecendo o sistema e funcionalidades do EVO utilizando o totem de auto atendimento.

Com isso, os expositores capricham na sua participação, pois sabem que se trata de uma oportunidade de ouro de apresentar uma novidade ou tendência. 

Estandes grandiosos como o da Movement e da Rae, que contavam com performance ao vivo, chamavam atenção, assim como o da Casa do Fitness, com seu layout muito semelhante ao de suas lojas físicas. 

Na parte de ginástica coletiva, tivemos a volta da Les Mills com um estande que, se não relembra os velhos tempos de Body Systems, chamou atenção, principalmente com as coreografias muito bem executadas por seu time de performance. 

E a Zumba respondeu à altura, convidando a cantora Pablo Vittar para uma performance que, como era de se esperar, agradou ao público e causou o estardalhaço que era almejado. 

Já não é também uma novidade a quantidade cada vez maior de estandes de softwares e sistemas de gestão, que é o que vamos falar a seguir. 

O EVO quer fazer de seu cliente um rockstar da gestão 

imagem-blog-estande-software-evo
Estande do EVO na IHRSA Fitness Brasil.

A premissa básica em cima da qual foi construído o mote da campanha do EVO para a IHRSA 2019  é que o cliente está no centro de toda a nossa operação e que cabe a nós, darmos a ele meios e condições de fazer da sua gestão cada dia melhor. 

Com isso, elaboramos o conceito de que o nosso papel é cuidar de todo o backstage do cliente, para ele brilhar no palco da gestão. 

E com isso, levamos para a IHRSA toda uma linha de comunicação centrada na temática do rock and roll, destinando, inclusive, um espaço VIP para o cliente que quisesse nos visitar ou mesmo resolver algum tipo de problema. 

Apresentamos também o Fiti, nosso aplicativo gratuito para quem já é cliente, além da opção personalizada, para quem quiser proporcionar ao aluno maior identificação e vinculação com a academia. 

A presença da tecnologia do mercado de fitness, hoje em dia, é mais do que uma realidade e o EVO se empenha, cada dia mais, em gerar ao gestor, a melhor performance em vendas e meio de pagamento, o que significa mais lucratividade. 

Conclusão 

time-w12” width=
Time do EVO na IHRSA Fitness Brasil 2019, maior equipe da história que foi destacada para atender clientes e congressistas.

Fica aqui o convite para você se programar para a IHRSA do ano que vem, pois trata-se do principal evento do mercado de fitness na América Latina. 

E se você quiser saber mais sobre o mercado e gestão de academias, fique atento aos nossos conteúdos, pois estamos sempre tentando contribuir, por meio dos nossos canais de comunicação, para um mercado mais próspero.