Descubra em nosso episódio com o especialista em vendas Daniel Mestre, como aumentar as suas vendas investindo em aprimorar a inteligência emocional de sua equipe

Como você se sente quando alguém propõe algum tipo de solução que vai aumentar o seu número de vendas?

É claro que isso deve te interessar, pois todo mundo quer vender mais, afinal de contas, vender funciona como o motor de uma empresa.

Agora, quando você vê as dicas e percebe que se trata de “mais do mesmo”, o que você faz com a sua decepção?

Com o tempo que você perdeu e com o dinheiro que investiu?

Não queremos causar isso, por isso, chamamos para o episódio do nosso EVO Cast, alguém que trouxe um conteúdo no mínimo “diferente” sobre vendas.

Quer dizer, vamos ver primeiro o que é o conteúdo e depois, te mostro porque é uma novidade.

Inteligência emocional

Apesar do conceito ter ficado famoso com o livro best-seller de Daniel Goleman, de 1995, o primeiro registro encontrado sobre o tema foi de Charles Darwin, que em sua obra, fala sobre a importância da expressão das emoções para a sobrevivência e adaptação.

Em 1983, Howard Gardner falou sobre a teoria das inteligências múltiplas, dentre elas, a emocional.
Para ele, indicadores de inteligência como o Q.I. não explicam completamente a capacidade cognitiva das pessoas.

Tentando resumir, trata-se da capacidade de compreender as intenções, motivações e desejos de outras pessoas.

Ou seja, você já deve ter percebido que o assunto tem muito mais a ver com vendas do que você esperava, certo?

Agora, vamos ver por onde começar a usar a inteligência emocional nas vendas?

Comece pelo autoconhecimento

No episódio 34 do EVO Cast, o Daniel Mestre, nosso convidado e especialista em vendas, explicou rapidamente sobre sua metodologia.

Na verdade, ela é muito centrada no próprio vendedor, que consegue aumentar seu potencial e sua capacidade a partir do autoconhecimento.

Usando uma ferramenta que ele mesmo desenvolveu, o vendedor passa por uma experiência como se fosse olhar para um espelho com propriedades ainda mais reveladoras.

Com isso, você consegue reconhecer os seus pontos fortes, mas não só isso.

É possível você descobrir seus pontos fracos que precisam ser evoluídos.

O resultado pretendido com isso é fazer com que o vendedor consiga colocar as suas melhores qualidades para lidar com uma venda.

Mas veja abaixo como a inteligência emocional pode te ajudar ainda mais nas suas vendas

Venda é relacionamento

A chance de você fechar uma venda aumenta quanto maior é a qualidade do seu relacionamento com o seu cliente.

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E por mais conhecimentos técnicos que você tenha, saiba que isso é apenas o básico.

Não estamos dizendo que você não deve ter conhecimentos técnicos do que você vende, pelo contrário.

Porém, não coloque todas as suas fichas no fechamento de uma venda no seu conhecimento técnico, pois grande parte do sucesso de um negócio fechado depende de você ter criado um bom relacionamento com o seu futuro cliente.

E agora, vamos falar sobre uma palavrinha fundamental para a construção e manutenção de um ótimo relacionamento.

Continue lendo para saber mais sobre como aumentar sua capacidade de vendas.

A empatia como chave para o sucesso

Antes de mais nada, vamos entender exatamente o que é a empatia, naquilo que interessa para nós.

Não é errado dizer que empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Porém, existe um jeito mais completo de entender o que é a empatia.

Porque se a pessoa com quem você está conversando está nervosa e você está calmo, você precisa entender o porquê do nervosismo daquela pessoa, qual foi o gatilho que despertou aquela emoção.

Quando você estabelece esse tipo de conexão e cria o vínculo, o relacionamento tende a se fortalecer, aumentando sensivelmente a chance da venda acontecer.

Só fique atento que vou alertar para um erro que você não pode cometer durante o processo de vendas.

O relacionamento não termina com a venda

Um erro comum que muita gente que trabalha comete é achar que a partir do momento em que o contrato é assinado, ou o cartão de crédito foi passado.

A venda é concretizada com a entrega.

Ou melhor: a venda realmente acontece quando você promove a transformação que foi prometida.

Quando o cliente conquista os resultados desejados, com a melhor experiência.

Garantir que isso aconteceu, por meio de um relacionamento sólido e genuíno interesse no cliente pode significar mais do que satisfação…

…o que pode ocorrer é o encantamento!

A sua missão é encantar todos os clientes de sua academia

Você sabe o que acontece quando encanta um cliente?

  • Ele se fideliza
  • Ele indica a sua academia
  • Ele compra de você um produto de maior valor

Por isso, garanta o encantamento do seu cliente, com um bom relacionamento, para antecipar suas necessidades e garantir seus resultados.

Para saber mais sobre como isso é possível, reforçamos o convite para ouvir o episódio 34 do nosso EVO Cast e aplicar a inteligência emocional em suas vendas.