Se você não assistiu ao webinar sobre Estratégias de Retenção e Gestão de crise, veja aqui o que foi dito – e aproveite para assistir.

Introdução

Como parte de uma força tarefa visando manter o engajamento dos alunos junto às academias em meio à Pandemia do COVID-19, realizamos um Webinar para levar aos donos e gestores de academia algumas estratégias sobre Retenção e Gestão de Crise.

O cenário, além de preocupante, está também tomado por informações desencontradas, incertezas e até mesmo as já famosas “fake news”, que tornam tudo muito pior.

Por isso, chamamos 3 pessoas que ocupam posição de liderança na operação do EVO e atuam no Mercado de Fitness há tempo suficiente para passarem um pouco de sua contribuição aos gestores.

E durante uma hora, Paulo Akiau, Peter Thomas e Dilson Mendes passaram às pessoas que assistiram ao Webinar, algumas dicas e estratégias sobre como enfrentar esta crise que está só no começo.

Quais os impactos da crise do COVID – 19 a curto, médio e longo prazo?

O principal problema que hoje muitos gestores reclamam é exatamente a incerteza: ninguém sabe ao certo quanto tempo pode durar essa crise. Por isso, a dificuldade em fazer planos de ação, dimensionar o fluxo de caixa ou tomar decisões.

A médio prazo, quando algumas situações tornarem-se um pouco mais claras, a tendência é que ocorram negociações com

  • Fornecedores
  • Proprietário do imóvel, se alugado
  • Colaboradores

E tudo isso, com muita cautela e dentro de um planejamento, para que num longo prazo, os efeitos sentidos por essa terrível crise sejam os menores possíveis.

Para isso, uma questão muito sensível merece atenção, como veremos abaixo.

Qual a postura a ser assumida neste momento?

Quem disser que não está com medo neste momento, está mentindo ou está desinformado. Porque a situação mete medo.

Porém, existe o medo que nos paralisa, que nos coloca em pânico, e o medo que habita a ida dos praticantes de esportes radicais, que é o medo impulsionador.

Saber lidar com esse tipo de emoção, pode levar a outro tipo de questionamento:

Passar por essa crise como mero passageiro ou assumir a direção como piloto, fazendo algo a respeito?

Por último, algo muito importante e que pode determinar como serão os reflexos da crise no seu negócio: a postura adotada será de egoísmo, pensando em resolver apenas o seu problema? Ou será solidária, pensando no mercado como um ecossistema, onde todos devem lutar contra um inimigo invisível, que quer derrotar a todos?

Escolhemos que postura assumir, continue lendo para ver.

Vamos dar as mãos e planejar, para sairmos fortes dessa crise

Num primeiro momento, é preciso calma para não agir no ímpeto.

Ações bem planejadas, que envolvam o maior número de pessoas possíveis no processo de tomada de decisão tendem a ser o melhor caminho e com mais comprometimento por parte dos envolvidos.

Com isso, entendemos que mesmo sofrendo danos financeiros, que serão inevitáveis, a tendência é que algumas empresas, que souberem agir durante este período, sob uma perspectiva sistêmica, poderá sair mais forte e caminhar mais rapidamente para a recuperação.

E a nossa proposta, que vem demonstrada com um ritmo de trabalho alucinante e dedicação incansável de todo o time, é caminharmos de mãos dadas, nos ajudando e nos apoiando, para que as soluções surjam, como que foi o que já fizemos nesta primeira semana.

O EVO liberou mais de 350 treinos para as pessoas fazerem em casa

Uma das primeiras medidas durante a crise foi estabelecer uma parceria com a empresa espanhola Trainingym e disponibilizar aos clientes, mais de 350 treinos para os alunos das academias praticarem em casa.

Vale dizer que isto ocorreu num primeiro momento, pois atualmente, os exercícios são liberados para todas as pessoas, independentemente se clientes, ou não.

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A nossa intenção é dar a contribuição para o Mercado de Fitness, que precisa, mais do que nunca, de toda ajuda possível.

Porém, é preciso ressaltar que não basta disponibilizar os treinamentos para os alunos. É fundamental que isto represente a abertura de um canal de comunicação com os alunos, que devem ser intensificados por meio de:

  • Mensagens de WhatsApp
  • Ligações
  • Vídeos
  • E-mails com recomendações

Mensagem de áudio

Toda forma de comunicação é válida neste momento. Só assim, você vai conseguir criar e fortalecer um vínculo forte do seu aluno com sua academia, para que ele atribua o devido valor ao que você está fazendo por ele e pela saúde dele durante este período de pandemia.

Parceria do EVO com o Gympass para ajudar os gestores de academia

Ao assistir o Webinar, você vai entender como a parceria que o EVO celebrou com o Gympass pode auxiliar os gestores a ter uma receita a mais.

Esta iniciativa é exclusiva de quem é cliente EVO e é uma forma que as empresas encontraram de valorizar o início da parceria, pois o EVO foi o primeiro software de gestão a integrar com o Gympass.

Então, assista e se tiver alguma dúvida, contate o nosso suporte e comece a usar mais essa possibilidade que o EVO preparou para você.

Entre na campanha para sensibilizar os seus clientes

Um vídeo do consultor de academias Alméris Armiliato nos chamou bastante atenção e resolvemos também fazer vídeos no sentido de convidar os alunos de academia a, tendo condições, não cancelar os seus contratos com a academia.

Quem abraçou a nossa campanha foi o nosso cliente, amigo e parceiro Gustavo Borges, que também é presidente da ACAD Brasil e está mergulhado de cabeça no movimento de ajudar gestores e donos de academia do Brasil.

Você pode ver aqui o vídeo que o Gustavo Borges gravou e se for o caso, faça também o seu vídeo e incentive seus professores a fazer o mesmo.

O momento é de união, de reflexão e acima de tudo, de solidariedade, todo mundo pode e deve dar a sua parcela de contribuição.

Dicas de como encarar os próximos dias

Ao final do webinar, fizemos questão de deixar algumas dicas do que fazer nestes primeiros dias de crise em meio à pandemia, para poder planejar e colocar em ação as melhores estratégias para sua academia atravessar este momento delicado.

  1. Repense uma série de coisas em sua operação. Suas estratégias, seu modelo de negócio, até mesmo a sua vida. Acima de tudo, o momento atual pede reflexão. Dedique-se a repensar e verificar tudo o que pode ser feito para melhorar sua academia e sua vida.
  2. Este pode ser um momento de arrumar a casa. Tudo aquilo que você vinha adiando com a justificativa da falta de tempo pode ser observado agora. Seja uma mudança de layout na academia, o cadastro dos alunos, rever e intensificar os treinamentos, tudo isso você pode e deve olhar para dentro e tentar promover mudanças.
  3. Aproveite para separar o joio do trigo. Situações difíceis como a atual são excelentes para você identificar em quem confiar e com quem você pode contar.
  4. Filtre os conselhos e orientações que surgirem, principalmente as “fake news”. Fuja dos conselhos genéricos, pois você deve se atentar ao seu negócio e suas particularidades.
  5. Fortaleça os vínculos. Com seus colaboradores, alunos e fornecedores. Será um período difícil, mas tente sair mais forte de toda essa situação.

Conclusão

Por último, queremos convidar você a assistir ao webinar.

Se você assistiu, reveja.

Se você não viu, não perca a oportunidade e fique atento às nossas redes sociais e demais canais. Durante todo este período, estaremos pensando em como sairmos juntos dessa situação.

#estamosjuntos