Financeiro

Notas fiscais: irregularidades na emissão em sua academia podem gerar problemas com o governo

Governo brasileiro intensifica fiscalização para evitar mais fraudes e irregularidades. Saiba como as academias, estúdios […]

Randall Neto

Por Randall Neto
Copywriter e Produtor de conteúdo. Tiro ideias do papel e transformo histórias em conexão!

<span id=Notas fiscais: irregularidades na emissão em sua academia podem gerar problemas com o governo" class="img-fluid">

Governo brasileiro intensifica fiscalização para evitar mais fraudes e irregularidades. Saiba como as academias, estúdios e boxes podem evitar problemas com o fisco por meio de funcionalidades do EVO.

Gerar notas fiscais em uma academia, estúdio ou box de Crossfit, muitas vezes é uma dúvida que gestores e profissionais possuem no dia a dia. Afinal, nossas leis fiscais são complexas e, sinceramente, muitas vezes não somos preparados para saber muito a respeito.

Mas, calma! Existem maneiras simples e fáceis de automatizar o processo de emissão de notas fiscais e ficar tudo certo com o governo. 

Segundo dados divulgados no ano passado pelo próprio governo, o Brasil teve queda de um pouco mais de 8% em problemas de irregularidades fiscais (relacionados diretamente à emissão de notas) e esse aumento também deve-se a tecnologia, investigação e, principalmente, aos novos meios que facilitam a emissão e controle de notas. 

Nas academias, estúdio e boxes de Crossfit houve também uma melhora significativa devido à integração de sistemas de notas com os softwares de gestão, assim evitando o trabalho e poupando tempo dos profissionais.

O EVO, por exemplo, acompanhou alguns clientes que estavam “enrolados” e que conseguiram regularizar e, o melhor, deixar as coisas automatizadas. 

Como falamos acima, não somos educados a nos preocupar ou saber um pouco mais sobre estas práticas, mas é muito importante que uma academia ou qualquer estabelecimento cumpra com suas obrigações fiscais para que não prejudique o seu funcionamento. 

Academias precisam SEMPRE emitir notas fiscais? 

Assim como qualquer serviço em nosso País, as academias também precisam emitir notas fiscais aos seus clientes/alunos. Além do cupom fiscal, que é um comprovante de compra (até de produtos que você vende em uma lojinha dentro da sua academia), qualquer aluno que compra algum pacote pode exigir a nota. E é aí que muitas academias acabam se enrolando. 

As notas não devem ser emitidas apenas quando o cliente fecha o plano, mas devem ser emitidas durante todos os meses da permanência do aluno. Ou seja, todos os meses é preciso emitir a nota referente ao mês vigente. 

Respondendo à pergunta de maneira objetiva: SIM! A academia deve SEMPRE emitir notas. Primeiro, por ser obrigatório. 

E, depois, se o hábito de sempre emitir notas for incorporado, é muito mais seguro (legalmente) para o negócio, aluno e também o controle do gestor. 

Emitir nota em uma academia é difícil? 

Já se foi a época em que emitir nota fiscal era algo trabalhoso e cheio de processos. Hoje em dia, tudo é automatizado, trazendo muito mais comodidade, segurança e poupando o tempo de quem está ali na frente e também para quem deve prestar contas da academia. Por isso, existem meios e ferramentas que são quase que OBRIGATÓRIOS para uma gestão de sucesso. 

O EVO por exemplo, tem integração com a eNotas, uma plataforma que gera suas notas fiscais automaticamente, deixando a sua academia livre de algumas burocracias ligadas ao fisco. Com isso, você pode gerar nota no sistema (em poucos cliques), mandar por e-mail para o seu cliente, ficar quites com a fiscalização e, ainda, ganhar um tempo valioso para fazer outras tarefas que gerem resultados. 

Cliente EVO já sabe que em nossa central de ajuda do sistema você tem vários artigos sobre o assunto. Além disso, nossa equipe de suporte consegue te dar as melhores informações quando necessárias. 

Quero começar agora a ter a emissão nota fiscal automatizada em minha academia. O que eu faço? 

Caso seja cliente EVO e queira automatizar o processo, é só entrar em contato com o suporte agora mesmo. Mas, caso a sua academia, estúdio ou box não seja cliente EVO o primeiro passo é pedir uma demonstração e, entre as suas dúvidas sobre gestão, inclua também sobre este recurso. Nossos especialistas vão mostrar na prática como funciona, o quanto é barato e MUITO SIMPLES. 

Este assunto é coisa séria e sua academia, estúdio ou box de Crossfit precisa estar de acordo com as leis para ter sempre um futuro promissor e com bons resultados. E caso você esteja ou tenha alguma irregularidade, lembre-se sempre de procurar a ajuda de um especialista de confiança. Afinal, o sucesso do seu negócio depende de você e da forma que você o conduz. 

Comentário