Descubra que favorecer o surgimento de amizades e vínculos mais fortes pode significar mais rentabilidade para a sua academia!

Introdução

A pergunta é direta: você é amigo dos seus clientes? 

Muita gente se perde em discussões sobre o verdadeiro significado da amizade ou o que é um amigo “de verdade”, mas a questão, por mais complexa que queiram tornar, é muito mais simples: 

O que você realmente faz para se tornar amigo dos seus clientes? 

Vamos ver aqui neste artigo que ter esse tipo de comportamento, além de tornar o ambiente muito mais acolhedor e agradável, pode significar maior rentabilidade para a sua operação. 

Então vem comigo! 

Amigos gostam de estar com amigos! 

Essa é a principal razão pela qual você deveria transformar a sua academia em um local onde todos se dedicassem a se tornar amigos uns dos outros! 

Mas isso só é possível se você viver isso no seu dia a dia e por meio da força do exemplo, estimular seus colaboradores a serem amigos dos clientes! 

Quem diz que se tornar “amiguinho” demais do colaborador atrapalha a hierarquia, está completamente errado em dois sentidos: 

1- Não entende nada de amizade!

2- Não entende nada de liderança! 

E provavelmente, desconhece o verdadeiro poder das relações humanas estabelecidas através de vínculos fortes! 

Por isso, recomendo abandonar algumas crenças e certezas sobre amizade e se dedicar, desde o primeiro dia do seu cliente em sua academia, a se tornar amigo dele!

Desde o primeiro dia? 

Sim, vamos ver abaixo o porquê. 

Os primeiros 90 dias são fundamentais! 

A maior razão de cancelamento nas academias é a falta de engajamento, principalmente nos primeiros 90 dias depois da matrícula! 

Mas eu queria ir além: em alguns casos, o cliente vai cancelar a partir da experiência que ele teve nos primeiros 90 minutos dele em sua academia!

Neste artigo, você vai saber como os gestores que têm o EVO podem fidelizar o seu cliente nos primeiros 90 dias e acredite, todas as estratégias falam sobre como fortalecer o vínculo com os clientes! 

Na nossa opinião, uma boa estratégia é ter um bom processo de onboarding em sua academia, recepcionando o seu cliente e levando-o, da expectativa à satisfação! 

Pode ter certeza que essa dedicação em fortalecer o vínculo com o seu cliente desde o início irá refletir diretamente em sua fidelização e taxa de retenção. 

Ou seja, incentivar a amizade é algo bacana e ainda dá dinheiro? 

Sim, de muitas maneiras, vamos ver mais uma?

Quem indica, amigo é?

Sim, com toda a certeza! 

Você pode ter ótimas campanhas no estilo “member get member” e elas realmente são eficazes, principalmente se estiverem dentro de um bom programa de Clube de Recompensas

Porém, o que vai realmente determinar o sucesso da campanha de indicações é o quanto você conseguiu fazer com o que o seu cliente tenha conseguido obter sucesso, com a melhor experiência possível! 

Calma, eu não estou dizendo que se a sua campanha oferecer um iPhone de última geração como prêmio, você não vai receber uma chuva de indicações. 

Estou dizendo que, se o seu cliente não estiver obtendo resultados, com uma excelente experiência e verdadeiramente vinculado à sua academia, ele não vai indicar para os amigos dele! 

Sendo um pouco sentimental dentro dos limites, a indicação não será “de coração”! Porque aos amigos, a gente indica aquilo que funciona conosco, que foi um sucesso, que você inclusive gosta de falar na mesa do bar! 

Por isso, mais uma vez, insisto para que você seja amigo dos seus clientes! 

Porque se você for amigo deles, de verdade, não terá outra alternativa que não seja entregar o melhor serviço possível, afinal de contas, não podemos decepcionar os amigos, né? 

Amigos se comprometem com os amigos!

Quantas vezes você marcou alguma coisa e na hora de sair, bateu a preguiça junto com a vontade de terminar aquela série no Netflix? 

Pois a diferença entre “furar” e manter o compromisso está justamente na força do vínculo com a pessoa que você marcou! 

Por isso, se o seu professor se torna um amigo do seu cliente, a possibilidade dele faltar ao treino ou comparecer pouco diminui! E isso é fundamental quando estamos falando dele aumentar a percepção de valor que sua academia tem na vida dele! 

Da mesma forma, se os clientes forem amigos entre si, também aumentam as chances da frequência deles à academia ser maior. 

Porém, existe algo muito mais importante nessa linha de raciocínio, se formos falar de cancelamento! 

Qual você acha que será a possibilidade de aumentar o seu índice de cancelamento se você realmente fortalecer os laços de amizades entre os frequentadores da sua academia? 

E não só porque ele não vai querer cancelar porque é seu amigo, mas também porque, como ele é seu amigo, você terá se esforçado para prestar o melhor serviço a ele, certo? 

Um desses gurus de vendas disse em um dos seus livros: “Em condições iguais, as pessoas preferem fazer negócios com os amigos. E mesmo que as condições não sejam necessariamente iguais, as pessoas ainda assim, preferem fazer negócio com os amigos”. 

Ou seja, como a gente já falou aqui ao longo do artigo, incentivar a amizade entre os que frequentam a sua academia, além de tornar o ambiente muito mais bacana, ainda pode ser rentável!  

Por isso, vou deixar para você uma última dica a seguir. 

Invista em eventos

Apostar na realização de eventos, ainda mais em períodos de baixa em consequência da sazonalidade, é uma boa estratégia não só para manter o número de matrículas, mas também como forma de fidelizar os clientes. 

Os eventos também fortalecem os laços entre seus colaboradores, que muitas vezes costumam brilhar nessas ocasiões, onde você pode, inclusive, descobrir potenciais líderes em sua academia! 

Mais do que isso, o caráter festivo do evento permite que os seus clientes relaxem um pouco mais e isso favorece o surgimento de amizades e a descoberta de pontos em comum entre eles! 

E para que seus eventos sejam um verdadeiro sucesso, a dica é: use a sua criatividade! 

Não se limite a lançar aulas novas ou eventos sempre relacionados apenas ao universo de academias! 

Promova palestras, faça festas, contrate banda ou um DJ, enfim, faça do ambiente de sua academia um lugar onde ele goste de estar, inclusive num evento que não tem nada a ver com academia! 

Inclusive, por que não fazer um evento de sua academia fora de sua academia? 

Como eu disse, use a sua criatividade, pense em agradar seus amigos e você provavelmente terá sucesso! 

Conclusão

Para finalizar, a ideia do Dia do Amigo diz muito mais sobre o amigo do que de estratégias comerciais! 

Por isso, a intenção aqui não é apenas mostrar que fazer amigos pode ser rentável, mas despertar em você a vontade legítima de encarar seus colaboradores, fornecedores e clientes como se fossem seus amigos! 

A ponto de, no Dia do Amigo no ano que vem, você seja constantemente lembrado por eles nas postagens em redes sociais! 

Se você quiser conhecer um pouco mais a nossa vibe e como levamos essa coisa de amizade a sério, visite o nosso estande na IHRSA, passe um tempo conosco e você vai entender porque damos tanto valor a isso! 

Feliz dia do Amigo para você!