Descubra como é possível aproveitar uma data comemorativa como o Dia das Crianças para aumentar as vendas e retenção em sua academia

O Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para aproveitar o potencial de sua academia, pois é uma data em que os professores das adoram, por uma razão que nem todos sabem: dentro de cada profissional de Educação Física, quase sempre tem uma pessoa que quando escolheu a profissão, gostava de “trabalhar com crianças”. 

E neste momento, eles aproveitam para usar aquilo que costuma ser fundamental no exercício de sua profissão: a criatividade. 

Aulas com temática infantil, músicas do tempo de criança, tudo isso varia de acordo com a empolgação dos professores, a criatividade e o dinheiro disponível para investimento. 

E em tempos onde o dinheiro anda sempre curto, uma boa opção é usar a internet e as redes sociais para “bombar” o seu evento. 

E quem é cliente EVO, tem a possibilidade de aumentar a divulgação do evento por meio de uma poderosa ferramenta de CRMo que certamente aumentará a adesão ao evento. 

Porém, neste artigo, queremos dizer como você pode ir além do que normalmente é feito e olhar para o Dia das Crianças com outra perspectiva, com a possibilidade de abrir uma outra frente que pode trazer uma boa lucratividade para a sua academia. 

Vamos ver? 

A luta contra o sedentarismo começa cedo 

Na verdade, precisa começar o quanto antes. 

E existe, na realidade de hoje em dia, uma oportunidade que as academias podem – e devem – abraçar o quanto antes: a possibilidade de auxiliar no desenvolvimento motor das crianças. 

Antigamente, isso não chegava a ser um grande problema – ou uma real fonte de preocupação – para os pais e a razão é muito simples: o ato de brincar era muito mais presente na vida das crianças e o ambiente para isso acontecer era a rua. 

Hoje, por diversos fatores, é cada dia menos provável encontrar crianças brincando na rua, de forma despreocupada. 

E um outro lugar que costumava ser a garantia de que a criança iria tomar gosto pela atividade física, que era a educação física nas escolas, tem sido cada dia mais sucateada e desvalorizada. 

Acrescente a este cenário complicado, inimigos poderosos… 

A sedução das telas e o conforto do sofá 

Independente de você ter filhos, você sabe que é prudente e recomendável fazer um controle e colocar limites no tempo em que fica com o smartphone ou um tablet nas mãos. Ou mesmo jogando vídeo game no sofá da sala.  

Isso é tão óbvio que até os adultos precisam desse tipo de limite. 

Porém, se você é pai e chegou em casa um dia, exausto do trabalho, viu o seu filho no sofá, empenhado em passar de uma fase difícil no Fortinite, provavelmente agradeceu aos inventores do jogo e aproveitou para descansar um pouco. 

Sim, isso pode acontecer e a gente te entende. 

A questão se torna um problema quando isso é o que acontece todos os dias. 

Quando seu filho não faz outra coisa da vida que não seja ir para a escola e depois enfiar a cara em algum dispositivo eletrônico. 

Isso é um problema, porque a criança vai acabar deixando de se movimentar, e abrir mão do desenvolvimento motor pode ser muito nocivo para o desenvolvimento da criança. 

Não apenas no aspecto físico, mas também no desenvolvimento cognitivo e até mesmo afetivo. 

Então, se você é dono de academia, quer saber como você pode entrar nessa cruzada contra o sedentarismo? 

Aproveite melhor o seu “espaço kids” no dia das crianças na sua academia 

Em alguns restaurantes, é comum você ver alguns locais chamados de “espaço kids”, que muitas vezes é um cubículo onde o pai pode “estacionar” a criança e ir “treinar em paz”. 

Ah, claro… o que costuma ter no “espaço kids”? Vídeo game, claro! 

Ainda bem que você tem uma academia, não um restaurante. Por isso, o seu “espaço kids” pode – e merece – ser melhor aproveitado. 

Se o espaço é muito pequeno, considere a possibilidade de ampliar ou, se não conseguir, tente criar algumas atividades que podem ocorrer em espaço reduzido, desde que envolvam a possibilidade da criança se movimentar. 

Com o CRM do EVO, você consegue descobrir, inclusive, se existe esse público potencial em sua academia para explorar. 

Se você não tem um “espaço kids”, existem outras maneiras de você explorar a possibilidade de trabalhar com crianças, como vamos ver a seguir. 

Experimente abrir uma turma de Treinamento Funcional na academia já no dia das crianças 

Se você já tem a modalidade de Treinamento Funcional em sua academia, considere a possibilidade de abrir uma turma para crianças. 

Além da modalidade ser totalmente adequada e de fácil adaptação para o público infantil, a dinâmica dos circuitos e dos exercícios são extremamente eficazes para o desenvolvimento motor da criança. 

Para o Dia das Crianças, inclusive, uma excelente pedida é fazer um evento especial com uma aula “Pais & Filhos”, utilizando a ferramenta de disparos automáticos de e-mails que o EVO tem, para ajudar na divulgação. 

Muitas vezes, é esse o tipo de incentivo que a criança precisa para começar a gostar de uma atividade física e o investimento nesse tipo de ação pode ser quase irrisório. 

Considere a possibilidade de investir em lutas na sua academia 

Se você tem um espaço disponível e conhece bons profissionais de lutas ou artes marciais, essa é uma ótima possibilidade a ser considerada. 

E neste caso, vale muito a pena pensar nesta hipótese, porque além de todos os benefícios que trazem para o desenvolvimento motor da criança, a prática de uma luta traz alguns outros efeitos colaterais muito bons. 

O primeiro deles, diz respeito à disciplina, que é algo muito comum numa classe de lutas e é ótimo que as crianças aprendam desde cedo alguns conceitos que também fazem parte deste ambiente, como respeito e humildade. 

Uma outra coisa muito boa que vai ocorrer quando a criança começar a praticar uma luta, é o aumento de sua autoconfiança. Inclusive, uma das maiores besteiras ditas sobre aulas de lutas é que deixam as crianças violentas. 

Na verdade, uma criança agressiva e violenta, normalmente, deve estar com problemas de confiança ou autoestima. 

Por último, o investimento também pode ser baixo, dependendo da modalidade, exigindo apenas que você tenha um espaço disponível e um bom profissional para conduzir a turma. 

Busque parcerias atrativas para seus clientes que têm filhos 

Algumas possibilidades que você pode tentar viabilizar é a parceria com escolinhas de futebol ou de tênis, por exemplo. 

Tente encontrar algum estabelecimento deste tipo nas imediações e procure tentar fazer uma parceria, considerando que você já tem “na manga” alguns bons clientes que ele deve estar procurando. 

Quem já é cliente EVO tem à sua disposição uma ferramenta muito poderosa para usar neste caso, que é o Clube de Recompensas

Com ele, você pode fortalecer as parcerias e oferecer aos seus alunos, mediante as regras que forem criadas, a oportunidade de matricular seu filho em uma escola parceira, com um preço bem atrativo. 

Neste estudo de caso que fizemos você vai perceber que o Peter Laranjo, gestor da a rede Elite Club, usa o Clube de Recompensas inclusive como estratégia de vendas! 

Com escolas de natação também pode ser uma boa, caso sua academia não tenha piscina. 

Se você tiver piscina, espero que já esteja investindo bastante na natação infantil, que é um excelente filão de mercado. 

Conclusão 

Espero que você esteja convencido que o Dia das Crianças é mais do que um dia para você fazer um evento criativo e divertido em sua academia. 

Aproveite para avaliar a possibilidade de investir nessa faixa etária, tão carente de movimento e de oportunidades de frequentar um local com tantas possibilidades como uma academia. 

E se o Dia das Crianças neste ano está “muito em cima”, aproveite as ideias contidas neste ebook para incluir o tema no seu planejamento para 2020. 

Certamente, existe um potencial a ser explorado. 

E se você quiser saber como o EVO pode te ajudar em toda essa jornada de explorar melhor o potencial de sua academia, clique aqui para conversar com um de nossos especialistas

Recomendamos para você:  Projeto Verão: saiba como preparar a sua academia para atrair o maior número de visitantes