Descubra como um painel de controle (dashboard) melhora a gestão de sua academia.

Melhore os resultados de sua academia tomando decisões mais eficazes e seguras com as informações […]

Randall Neto

Por Randall Neto
Copywriter e Produtor de conteúdo. Tiro ideias do papel e transformo histórias em conexão!

<span id=Descubra como um painel de controle (dashboard) melhora a gestão de sua academia." class="img-fluid">

Melhore os resultados de sua academia tomando decisões mais eficazes e seguras com as informações existentes no painel de gestão (dashboard) de seu sistema.

Introdução:

Esse texto não tem vergonha de avisar, logo de cara, que você precisa do que a tecnologia tem a oferecer para melhorar a gestão de sua academia.

Ou seja: você precisa de um sistema de gestão!

Não quero desprezar sua experiência de anos no mercado, nem sua minuciosa “planilha de excel” criada com tanto amor e carinho, mas preciso te dizer que hoje em dia é impossível tomar decisões que alavanquem os resultados de sua academia sem um software de gestão.

E como hoje em dia, a oferta desse tipo de ferramenta é bastante ampla, você deve buscar por aquela que se ajusta às suas necessidades e ao mesmo tempo, oferece o maior número de diferenciais.

E algo que realmente faz a diferença na vida de um gestor de academia é um bom painel de gestão, também conhecido como dashboard.

Veremos nos tópicos abaixo, portanto, como as informações dispostas no Painel de Gestão (dashboard) de um sistema podem ajudar o Gestor de Academia a se sentir menos sozinho e mais amparado neste momento!

O que são os dashboards (paineis de controle) e porque eles melhoram a gestão de uma academia?

Dashboard é o mapa geral de como está a situação de sua academia, se quisermos resumir bem a definição. Através dele, você consegue ter um olhar amplo do seu negócio e escolhe, a partir dali, qual indicador você pretende analisar primeiramente.

Ele contem informações essenciais de sua gestão, para que você acompanhe o seu planejamento, suas metas, seu fluxo de caixa, seu índice de conversão em vendas, seus cancelamentos, seu ticket médio, dentre outras coisas.

Muitos sistemas apresentam esses dados de maneira separada, mas quando essas informações estão dispostas em formato de dashboard, você tem, antes de mais nada, a oportunidade de escolher qual indicador vai dedicar maior atenção, cria uma rotina para analisar todos os setores de seu negócio e evita um erro bastante comum na vida do gestor, que é destinar a maior parte do seu tempo apenas aos dados financeiros dentre todas as informações que existem no seu negócio.

Não queremos dizer que o setor financeiro não mereça importância, porém, talvez seja válido se questionar o que mais pode estar impactando o fluxo de caixa de sua academia. Quais outros indicadores não estão recebendo a devida atenção?

Veja abaixo, alguns indicadores que consideramos essenciais num dashboard.

Quais indicadores não podem faltar no dashboard de uma academia?

A vantagem do dashboard para é apresentar um quadro geral das informações que existem no sistema de gestão da academia. Por isso, é fundamental que nele contenham as informações verdadeiramente essenciais.

Por isso, entendemos que para qualquer planejamento estratégico, elaboração de metas e acompanhamento do dia a dia de uma academia, é fundamental que você tenha na sua frente, a cada vez que abrir o seu sistema de gestão, as seguintes informações:

Número de clientes ativos, ticket médio de suas vendas, contratos cancelados, renovações, e o número de visitantes x o número de conversões.

E também vale lembrar que faz muita diferença a maneira como os números citados acima aparecem, pois o ideal é que eles apresentem algum tipo de comparação ao mês anterior ou à meta estipulada. Assim, você já tem um excelente ponto de partida amplo de sua gestão, que irá auxiliar você a analisar cada um deles separadamente.

Vamos mostrar para você que existe uma forma de analisar as partes a partir do todo, através de uma competência que você desenvolverá com a ajuda de um bom Painel de Gestão.

A importância da visão sistêmica na gestão da academia.

Um bom sistema de gestão te dá as informações precisas, em tempo real, de preferência onde você estiver, ao alcance de um click, até mesmo em seu celular! Porém, um sistema que vai te ajudar a alavancar seus resultados através de decisões mais eficazes e seguras terá um dashboard (painel de gestão) que te ajuda a desenvolver A VISÃO SISTÊMICA!

Pense num “dashboard” como um painel de controle de avião, onde o piloto tem ali as informações que precisa, o tempo todo, para que o seu vôo transcorra sem sobressaltos ou imprevistos.

Aliás, um bom sistema de gestão tem em seu “dashboard”, um local de destaque onde apareçam situações que podem gerar sobressaltos, e assim, você ganha alguma vantagem para “prever o imprevisto”.

E a partir do momento em que você passar a usar uma ferramenta que dê a devida importância à visão sistêmica, você poderá perceber que o seu olhar acabará sendo treinado para que seus hábitos de gestão também levem em consideração o impacto que uma pequena ação em determinado setor gera em outro que, aparentemente, não está interligado.

É um desafio muito grande passar a enxergar o seu negócio como um organismo constantemente inter relacionado, mas essa é, também, uma característica de um bom gestor do Século XXI. Uma boa maneira de fazer essa travessia da visão fragmentada para a visão sistêmica é a partir de uma ferramenta de gestão que te entregue, assim que você se conecta ao sistema, esse painel consolidado com todas as informações que você precisa, interligadas e conectadas entre si.

Conclusão

Esperamos que você esteja convencido de como um sistema de gestão é fundamental em sua vida, para amparar suas decisões, elaborar suas metas, acompanhar o desempenho do seu time e corrigir rotas o mais rapidamente possível!

Esse talvez deve ser o seu papel como gestor de sua academia: reunir todos os recursos disponíveis, traçar a rota com a sua equipe, e como um verdadeiro comandante, use o melhor painel de controle (dashboard) á sua disposição para levar, audaciosamente, o seu negócio onde ele jamais esteve, tomando as melhores e mais seguras decisões!

Comentário