O débito automático é uma ferramenta que possibilita efetuar o pagamento em períodos previamente determinados. O sistema é automático e a recorrência do pagamento pode ser definida em diária, semanal, mensal, trimestral ou anual diretamente no cartão de crédito ou conta corrente.

 

Esse sistema tem por objetivo tornar essa operação mais dinâmica e segura. Assim, evitam-se atrasos nos pagamentos e contribui para fidelizar o cliente.

Débito automático: vantagens

 

O débito automático possui inúmeras vantagens. Veja abaixo quais são os benefícios de usar o débito recorrente na academia ou no estúdio.

Lucro

A primeira vantagem é o lucro, pois o débito recorrente ajuda a estreitar o relacionamento com o cliente e, consequentemente, faz com que ele torne-se fiel à sua empresa.

Economia

Outro benefício desse sistema de pagamento é em relação à economia. Afinal, evita com que os juros do crédito rotativo sejam parcelados.

Reduz inadimplência

Por ser seguro, o uso do débito recorrente na empresa ajuda a combater a inadimplência.

Transparência

A transparência nas transações faz com que o cliente não fique com dúvidas sobre o contrato, evitando que ele cai em truques e pegadinhas.

Débitos automáticos

Além do mais, o sistema de pagamento funciona de maneira independente, 24 horas por dia, sem que você precise ficar monitorando.

Comodidade

A comodidade é mais uma das vantagens em usar o débito recorrente no negócio, pois reduz o tempo de negociação com o cliente.

Débito automático: desvantagem

 

A única desvantagem em usar o débito automático é para os gestores que têm o hábito de antecipar os cheques no banco. Ou seja, para aqueles que necessitam desse recurso inicial – o montante de cheques emitidos pelos clientes antecipadamente – para fazer com que tenha capital de giro para alavancar o negócio.

Débito automático: não prejudica o limite do cartão de crédito

 

Recomendamos para você:  Saiba como preparar a sua academia para recuperar o ano na Black Friday!

O débito automático não prejudica o limite do cartão de crédito do cliente e não compromete sua fatura. Essa ferramenta de pagamento permite que seja debitado da conta valores pequenos, e não a quantia inteira.

 

Ou seja, se o consumidor fechou um plano anual em uma academia no valor de R$ 1.200,00, a parcela cobrada por mês será de R$ 100, por exemplo, após acertado o preço a ser debitado por mês, a cobrança é realizada de forma totalmente automática.

Débito automático: garantia de pagamento nas férias

 

Um dos principais desafios para a maioria dos gestores é fazer com que o cliente não interrompa o pagamento durante as férias. Dessa forma, o débito automático ajuda a evitar que o cliente saia para seu período de descanso e não retorne mais a consumir seu produto ou serviço.

Como isso funciona?

 

Apesar de simples, o processo de cancelamento é burocrático e a tendência é que a pessoa adie a resolução do pagamento automático. Na maioria das situações, é necessário que ele vá até o local em que adquiriu o serviço para solicitar o fim da cobrança.

 

Além disso, facilita com que a equipe de vendas tenha argumentos para convencer o cliente a continuar consumindo o serviço ou produto mesmo durante as férias.

O que levar em conta ao adquirir o débito automático

 

Alguns pontos devem ser levados em conta antes de adquirir o serviço de débito automático em seu negócio. Um dos quesitos é em relação à taxa de administração praticadas por algumas operadoras de cartão de crédito, que cobram por todas as operações realizadas em débito automático.

 

O uso do débito automático não tem carência. Sendo assim, ao cancelar o contrato o cliente não possui mais nenhum vínculo com a empresa.