Encontrar o vendedor perfeito para uma academia não é uma tarefa fácil. Afinal, as principais responsabilidades deles, são trazer mais clientes, proporcionar o crescimento e ser o primeiro contato com um prospect. FUNÇÕES BEM IMPORTANTES!

 

Para aumentar o número de alunos em uma academia é necessário saber que por trás de qualquer conduta de vendas existem características pessoais – que devem ser levadas em consideração.
Conheça cinco tipos de vendedores que uma academia, estúdio ou box possuí:

 

 

Competitivo

 

Este vendedor é muito parecido com aquele aluno que fica reparando quanto os outros colocam de peso e muitas vezes até comparando se os músculos se desenvolveram mais do que dos demais que treina com ele. COMPETIR É O QUE MOTIVA!

 

Principais características do vendedor de academias competitivo:

– Vai até o fim com as suas tarefas

– Se frustra ao perder algo (por mínimo que seja)

– Gosta de pressionar e insistir

 

 

Pontos Fortes:

– Consegue resultados acima da média

– É muito competente

– É objetivo com as palavras

 

Pontos Fracos:

– Pode ser egoísta

– Intimida os outros vendedores da academia

– Tem tendências a ignorar os interesses alheios

 

 

Cooperativo

 

Sabe aquela pessoa que pensa mais nos outros do que em si? Esses são os vendedores cooperativos – o “funcionário dos sonhos” de qualquer setor de vendas de uma academia. São vistos como “boas pessoas” por alguns e passivos por outros.

 

Saiba as principais características do vendedor cooperante:

– Sempre gentil com as pessoas da academia

– Dificilmente diz “não” às pessoas

– Tem sensibilidade em perceber necessidades

 

 

Pontos Fortes:

– Sempre pronto a ajudar todos os colaboradores da academia

– Cria empatia com os prospects

– Pensa em atender as necessidades do prospect

 

 

Pontos Fracos:

– Pode ter fama de ser submisso

– Tem algumas

– Não busca apenas as metas de vendas

 

 

Impaciente

 

Você provavelmente já conheceu alguém que além de vender, ajuda a exportar relatórios, conversa com os alunos da academia e faz várias coisas ao mesmo tempo. Esses multitarefas são os impacientes.

 

Conheça as principais características desses vendedores:

– Possui uma grande ansiedade

– Tem obsessão pela pontualidade

– Está sempre agitado

 

Recomendamos para você:  Descubra como construir um time dos sonhos na sua academia

Pontos Fortes:

– Faz o seu trabalho com rapidez

– Prioriza a praticidade

– Espalha a sua energia para os demais

 

 

Pontos fracos:

– Escuta pouco as pessoas

– Começa uma venda, mas pode se enrolar ao concluí-la

– Muitas vezes se precipita na hora de negociar descontos e planos da academia

 

Perfeccionista

 

Repare nas pessoas que trabalham e sua academia. Observe se tem uma pessoa em especial que sempre consegue ter um olhar sistêmico. As pessoas que abusam da lógica e conseguem levar as vendas através dela são os perfeccionistas.

 

Conheça as principais características dos perfeccionistas:

– Tem um senso crítico acima do normal

– Gosta mais de ouvir do que de falar

– Estuda o prospect antes de oferecer o plano ideal

 

 

Pontos Fortes:

– Possui cuidado com todo o ciclo de vendas da academia

– Tem poder de concentração acima do normal

– É certeiro com suas vendas e prospecções

 

 

Pontos Fracos:

– As pessoas podem achar que são pessoas frias e calculistas

– Não possui muito senso de urgência

– Desconfiado

 

 

Sedutor

 

Os sedutores possuem uma intuição fora do normal – o que é excelente para quem trabalha com o público de academias. Sempre valorizado o relacionamento de todos ele é encantador de maneira natural.

 

Saiba como são os vendedores sedutores:

– Conhece várias pessoas dentro e fora do ambiente da academia

– Possui jogo de cintura para lidar com todas as pessoas

– Sempre apresenta soluções criativas para todos os setores da academia

 

Pontos Fortes:

– Otimista e entusiasta com o mercado fitness

– Especialista em relações públicas

– Persuasivo

 

Pontos Fracos:

– Aparenta ser superficial

– Pode usar a sedução para manipular situações

– Fala sem pensar

 

 

O que você deve ter em mente, é que um excelente preparo do vendedor, através de treinamentos, processos e métricas bem definidas, vão te ajudar extrair o melhor de cada um deles!

 

E para ajudar você e toda a sua equipe, no próximo dia 16/03 às 20h30 iremos realizar um Webinar sobre “Vendas em Alta Performance”. 🙂

 

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