Conheça os Termos e expressões que surgiram, para você entender melhor o que está acontecendo no mundo e no seu negócio

Introdução

Com a chegada da Pandemia Mundial do Covid – 19, muitas coisas se modificaram no mundo como o conhecíamos até então.

Novos hábitos, muita informação desencontrada, pesquisas e também alguns termos que até então, eram desconhecidos da maioria da população.

A intenção deste artigo é esclarecer o significado de cada expressão e de que maneira ela pode impactar o seu negócio.

Então, boa leitura e aproveite o conteúdo.

Distanciamento social

Este é o que podemos chamar de expressão genérica para as estratégias de contenção da proliferação de doenças contagiosas.

São todas as medidas que reduzem o contato social e vão desde o isolamento (horizontal ou vertical) até o chamado “lockdown”.

No contexto atual, esta expressão tem sido utilizada para nomear os procedimentos menos radicais, permitindo ainda, uma circulação de pessoas de forma cuidadosa.

No distanciamento social, você vai encontrar a recomendação de trabalhar em casa (home office) de preferência e evitar aglomerações, sem determinar, de forma mais precisa, quem deve se manter isolado.

Isolamento horizontal

A medida de contenção do contágio do vírus onde o Governo determina o confinamento das pessoas em casa, com exceção dos que trabalham em setores essenciais, é chamada de “Isolamento Horizontal”.

Como se trata de uma medida drástica para a economia, a recomendação é a de ser usado com cautela, como forma de conter a explosão inicial da epidemia e o colapso acelerado dos sistemas de saúde.

Embora ainda seja objeto de muita polêmica, o Brasil adotou esta estratégia após o desastre provocado por sua implementação tardia em países como Itália e Espanha, que viveram uma explosão no contágio do vírus.

Para o nosso mercado, a questão que ainda está envolvida em grande polêmica diz respeito ao enquadramento, ou não das academias, dentro dos chamados serviços essenciais, que estariam, assim, liberados para funcionar.

Isolamento vertical

Esta medida se resume a manter em confinamento apenas as pessoas que pertencem a grupos de risco:

  • Idosos
  • Portadores de diabetes
  • Obesos mórbidos
  • Portadores de doenças cardíacas
  • Portadores de doenças respiratórias

Esta modalidade é defendida por grupos que entendem que existem localidades onde a proliferação do vírus está controlada e se baseia em bons resultados obtidos por países na Ásia que conseguiram conter a proliferação do vírus adotando o Isolamento Vertical.

‘Lockdown’

Essa expressão de origem inglesa está se popularizando aqui no Brasil, uma vez que a curva não tem diminuído.

Trata-se de um pacote amplo de medidas restritivas: limitação ou suspensão da atividade econômica, com exceção de setores essenciais, acompanhada do isolamento horizontal da população em suas casas por força de lei.

De acordo com a coluna de Sérgio Rodrigues na Folha de São Paulo: “Foi o que adotou a Índia por três semanas a partir da última quarta-feira (25) para a totalidade de seu 1,3 bilhão de cidadãos, num “lockdown” de alcance sem precedentes.”

Aqui no Brasil, a questão é que, como o Presidente da República declarou as Academias como pertencentes ao grupo de prestadores de serviços essenciais, na data de 11 de maio de 2020, não se sabe ao certo como seria o funcionamento das atividades relacionadas ao Mercado de Fitness, caso algumas cidades ou estados adotem o regime de “Lockdown”.

Recomendamos para você:  EVO Cast - Episódio 10 | O que pode fazer a sua academia ir à falência | Com Peter Thomas

Quarentena

Essa expressão é praticamente um sinônimo genérico de isolamento social.

No vocabulário das medidas de prevenção, quarentena é “conjunto de restrições e/ou isolamento, por períodos de tempo variáveis, imposto a indivíduos ou cargas procedentes de países em que ocorrem epidemias de doenças contagiosas” (Houaiss).

A palavra também é usada para designar o isolamento temporário daqueles que se encontrem sob suspeita de ter tido contato com pessoas infectadas.

O próprio Ministério da Saúde contribuiu para o espalhamento da palavra ao adotá-la como sinônimo de isolamento horizontal forçado (em oposição ao voluntário).

A origem da palavra se deve ao fato de que, a princípio, indicava um período de quarenta dias de isolamento, medida que desde o século 17 já não é mais utilizada.

‘Shutdown’

Mais uma palavra de origem no idioma inglês, essa medida foi adotada por alguns governadores brasileiros.

Consiste na suspensão do funcionamento de setores inteiros da atividade comercial e industrial.

Embora a tradução literal indique apenas o “fechamento” de algo, a medida de “shutdown” impõe a obrigatoriedade de não funcionar, mediante fiscalização e imposição de multas.

Quem determina o funcionamento dos estabelecimentos?

Em decisão recente, o Supremo Tribunal Federal decidiu que cabe aos Governos Estaduais e Municipais legislar sobre o funcionamento ou não de determinados setores da economia e de alguns estabelecimentos.

Desta forma, ainda que o serviço prestado pelas academias de ginástica seja considerado essencial, conforme Decreto Presidencial, quem pode autorizar o funcionamento deste tipo de estabelecimento é o Poder Executivo Estadual e Municipal, na figura de governadores e prefeitos.

A questão é que, ao longo desta Pandemia, diversos estudos têm sido divulgados no sentido de que a prática de atividade física fortalece o sistema imunológico e é um excelente aliado no combate à proliferação do vírus.

A questão deveria residir na adoção de rígidas medidas de higiene e segurança, para preservar a saúde dos que optam em frequentar as academias, pois isso significaria uma população mais ativa e fortalecida.

Conclusão

Esperamos que a leitura deste artigo tenha esclarecido alguns termos e expressões que passaram a ser utilizadas durante esta pandemia – e como isto pode impactar o seu negócio.

A nossa posição, ao longo de todos estes acontecimentos, tem sido a de fornecer informação verdadeira e orientação de qualidade para o gestor de academia e o profissional de educação física para que ele possa atravessar este período dificílimo da nossa história.

Conte com o time do EVO. #estamosjuntos