Funcionário desmotivado dificilmente rende aquilo que poderia ao longo das 8h diárias de trabalho. Esse fato, que não é novidade para ninguém, é prejudicial para ele e para a academia também, que deixa de prospectar novos clientes. Porém, como aumentar a motivação dos vendedores?

Antes de buscar maneiras de motivar esses profissionais, é fundamental conhecer o seu funcionário para que a estratégia seja certeira.

“A primeira coisa é conhecer o perfil comportamental do seu profissional. Eu posso afirmar que para algumas pessoas tem peso maior aprender do que a remuneração e tem pessoas que a remuneração tem um peso maior. Tem pessoas que o reconhecimento pelo trabalho é a melhor ferramenta de motivação do que você dar um dinheiro pelo bom trabalho”, afirma Giancarlo Oliveira, Diretor executivo da escola de vendas Somax.

Quatro formas principais de motivar os vendedores

Motivação Transacional

É uma troca entre o vendedor e a academia. Ou seja, a motivação transacional é aquela em que a bonificação acontece por meio de metas. Para Giancarlo, o lado positivo desse modelo está na pontualidade do retorno e na velocidade de entrega dos resultados. Entretanto, ele destaca o lado negativo, uma vez que a pessoa pode trabalhar apenas em troca de uma recompensa.

Além das metas serem pagas em dinheiro, a academia pode optar por bonificar com viagens, por exemplo, algo que não seja em dinheiro propriamente dito.

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Motivação Transformacional

É a motivação por meio do ensinamento. Quando o gestor ou o responsável pela equipe de vendas entrega conhecimento, o time tem isso como referência e se mantêm motivada para também crescer dentro da academia.

Sentar com o vendedor após um atendimento e dar feedback é importante para ajustar condutas e que ele se sinta amparado na empresa. Dessa forma, você mostra que está preocupado com o profissional e o desenvolvimento dele.

Motivação Visionária

É um planejamento de carreira. Nesse modelo, a motivação acontece quando o vendedor sabe até onde ele pode chegar na academia e sabe que a empresa está preocupada em ajudá-lo a chegar lá.

Dessa forma, o gestor ou o responsável pela equipe de vendas traça uma linha do tempo de um plano de carreira. O ideal é que isso seja pensado em conjunto para envolvê-lo nesse processo.

Motivação por reconhecimento

Giancarlo denomina esse tipo de motivação como uma divulgação do vendedor. Ou seja, o gestor desse profissional comenta sobre sua atuação com seus superiores e com o dono da academia. Em seguida, essas pessoas cumprimentam o vendedor pelo trabalho bem executado. Essa atitude simples demonstra tanto para ele quanto para os demais que a empresa valoriza a sua atuação e o seu esforço para cumprir com suas tarefas diárias e, muitas vezes, ir além e sair do lugar comum.