Saiba o que o gestor de academia deve esperar em termos de medidas do Governo nestes tempos de crise e quais os impactos que elas devem causar na sua vida  

 Introdução  

Caminhando para a terceira semana de confinamento, uma coisa que já falávamos se confirmou: esta situação com a pandemia do COVID – 19 é completamente diferente de tudo o que o gestor de academia já viveu.  

Ao longo dos últimos anos, algumas crises afetaram o Brasil, mas algo de proporção mundial, como o que estamos vivendo agora, jamais foi visto ou vivido por nós.  

Além da gravidade da situação e dos riscos da economia parada, existe ainda um fator que complica ainda mais a situação: a incerteza de quanto tempo irá durar este cenário.  

Por isso, os empresários aguardam ansiosamente que o Governo se manifeste no sentido de propor algum tipo de medida que venha em socorro da economia, dos empregos e até mesmo da ordem.  

Até porque, como veremos abaixo, ao redor do mundo é o que está ocorrendo.  

Alguns países da Europa têm planos para a manutenção dos empregos  

Na Europa, alguns países sobrem com os efeitos da Pandemia e a ordem de isolamento é radical.  

Por isso, algumas medidas já anunciadas e outras em estudo de governo locais, têm como foco principal preservar os empregos e evitar uma convulsão social.  

Com isso, em alguns lugares, o governo paga até 80% do salário das pessoas que não podem trabalhar.  

Isso ameniza os efeitos do isolamento, garantindo a subsistência do trabalhador.  

Mas aqui no Brasil, muita gente já se pergunta: como será feito no nosso país?  

A primeira Medida Provisória “não vingou” 

A primeira ação tomada pelo Governo Brasileiro foi uma Medida Provisória editada no domingo à noite e já modificada na segunda-feira, no horário do almoço.  

Infelizmente, isso acabou contribuindo para que, além de medo e incerteza, passasse a reinar também uma certa insegurança jurídica.  

De lá para cá, mais de uma semana se passou e a tão aguardada medida que vem socorrer os empresários e proteger os empregos ainda não saiu.  

O que saiu, por enquanto, ainda não parece ajudar muito, como vamos ver abaixo.  

Bancos oferecem empréstimos a juros baixos  

Algumas instituições financeiras já começaram a oferecer opções para o empresário quitar a sua folha de pagamento, que acaba se constituindo do grande temor dos gestores.  

O dinheiro sequer passa pela mão do gestor, cai direto na conta do colaborador, mediante cadastro do CPF e o empresário tem, além de carência, um prazo longo e juros baixos para quitar.  

Porém, não foram muitos que buscaram essa alternativa, por entenderem que trata-se de um “cobertor curto” e que a conta vai “estourar” lá na frente.  

BNDES e outras instituições também estão propondo soluções, mas o excesso de burocracia também tem sido um grande entrave para os gestores.  

Diante disso, o que resta além de esperar?  

A recomendação de calma e prudência ainda faz sentido  

É claro que para quem está com o “quinto dia útil” batendo na porta e os funcionários vivendo momentos de incerteza, pedir calma e prudência não parece ser um pedido muito inteligente.  

Mas a expectativa é que realmente saia, nos próximos dias, uma Medida que realmente atenda ao que os empresários esperam e possa pelo menos minimizar a onda de incerteza que tanto contribui para o cenário de pânico provocado pela pandemia.  

Porém, é preciso lembrar algo muito importante: todo mundo vai arcar com um pedaço dessa conta a ser paga.  

Por isso, a recomendação abaixo vale mais do que nunca  

Flexibilidade e transparência na hora de negociar pode trazer o melhor resultado  

Se existe uma grande expectativa que o Governo soltará uma medida em socorro dos empresários e várias fontes confirmam que isso realmente vai acontecer, é bom ficar atento também para outra coisa: não será algo tão simples!  

Não virá um caminhão de dinheiro para simplesmente pagar os salários e aguardar que a situação melhore, será preciso um grande esforço de adaptação de todos nesse sentido.  

Poderá ocorrer redução de jornada e de salários, suspensão dos contratos mediante indenização, mudança do formato para teletrabalho (Home Office), férias coletivas e assim por diante.  

O gestor que tem um bom relacionamento com a sua equipe, pautado pela transparência, terá mais facilidade em resolver estas questões e passar com menos sofrimento por essa fase.  

Uma outra coisa que também precisa ser lembrada é que a academia que tem sua documentação contábil organizada também terá mais facilidade de se beneficiar com as medidas do governo.  

Por isso, algo que estamos falando já há algum tempo é que enquanto a medida não vem, uma boa sugestão do que fazer é ir arrumando a casa e conversando com a sua equipe.  

Acredite, isso pode significar salvar o seu negócio.  

Além disso, se prepare para quando essa onda ruim passar. As pessoas estão treinando em casa e vão querer voltar a treinar. Se você se mostrou disponível nesse período, continuou enviando seus treinos e engajando seus alunos, a tendência é, na volta, ter uma demanda represada que você não pode perder.  

Planejamento e gestão – e ferramenta de gestão, puxando nossa sardinha, são recomendações prudentes. Aliás, um sistema pode te ajudar a controlar que aluno pediu cancelamento, trancamento, adiamento da mensalidade. Anotar isso num caderninho ou no excel não nos parece muito prudente. Se precisar de ajuda com isso, converse com os nossos consultores. Eles estão à disposição para te mostrar como podemos ajudar, inclusive, com ótimas condições comerciais.  

Afinal, estamos trabalhando na prática com o discurso que estamos sugerindo: negócios que sejam bons para ambas as partes, tendo em vista o momento pelo qual passamos. Confira as condições, porque estamos realmente pensando muito mais em ajuda-los neste momento que em lucrar.  

Conclusão  

O que você pode concluir com a leitura deste artigo é que muito em breve o Governo deve soltar algum tipo de medida em socorro dos empresários, visando a manutenção dos empregos.  

Porém, para que você tenha acesso a estes benefícios, é bom estar bem assessorado e ter uma boa comunicação com a sua equipe.  

Se você precisar de qualquer tipo de auxílio neste sentido, a equipe do EVO está trabalhando incansavelmente para tirar as dúvidas dos gestores, contando com a ajuda de especialistas em lives, webinares e artigos.  

Conte conosco, pois nós estamos com vocês e vamos passar por isso juntos! #estamosjuntos  

Recomendamos para você:  Como lidar com as práticas comerciais em sua academia em tempos de pandemia? Esse foi o tema do Webinar que o EVO realizou em 25/03