Para se preparar para a próxima década, conheça as 7 grandes mudanças que ocorreram no Mercado de Fitness na última década

Se você é gestor de academia, deve ter percebido que a última década talvez tenha sido a que produziu o maior número de mudanças no nosso mercado.

Neste artigo, vamos mostrar para vocês quais foram as mudanças mais significativas e as que tiveram impacto na maneira como muitos gestores tocam seus próprios negócios.

Mudanças de modelo de negócio, de modalidades, chegada da tecnologia, sem falar na mudança do comportamento do consumidor, tudo isso produziu no mercado de fitness mudanças que exigiu do gestor uma capacidade maior de adaptação.

Onde estava a sua academia dez anos atrás?

Responder a esta pergunta é muito importante, porque se você disser que não vê grandes diferenças na maneira como operava no início da década até hoje, talvez você precise rever alguns conceitos.

Nós sabemos que o Mercado de Fitness adora lançar tendências que muita gente se apressa em chamar de “onda” ou “modinha”.

Este comportamento normalmente é observado em quem tem maior resistência em mudar, pois prefere pensar que as mudanças têm efeito passageiro e não vão afetar o seu negócio.

Se você quiser saber mais sobre as mudanças ocorridas na última década, pode acessar o eBook que escrevemos, de forma muito mais detalhada a respeito do efeito das grandes transformações, inclusive com depoimentos de grandes players do mercado, que contribuíram com o seu olhar sobre o que aconteceu.

Agora, vamos começar falando sobre algo que provavelmente deve ter tirado o seu sono no início da década.

1- As Low Costs quebraram as academias tradicionais?

Para começo de conversa, você deve ter notado que aquilo que todo mundo chamava apenas de “academia” (inclusive a sua, provavelmente), passou a ser chamada de “Academia Tradicional”.

Isto ocorreu porque no início da década surgiu um novo modelo de negócio no mercado, as chamadas “Academias Low Costs”.

Cobrando um preço muito menor do que o praticado no mercado e apresentando os serviços de maneira muito mais enxuta, este novo modelo de negócio aterrorizou muitos gestores de academia, mas é inegável que promoveram um acesso muito maior de pessoas às academias.

Em um dos episódios do EVO Cast, nós conversamos sobre o efeito das “Low Costs” no Mercado de Fitness e você pode ver que num primeiro momento, as academias tradicionais optaram por duas alternativas:

  • Aumentar a percepção de valor dos serviços prestados aos clientes.
  • Reduzir os custos, para adequar o valor da mensalidade.

Embora não existam dados muito precisos, o que se verificou foi que as academias que optaram por tentar “brigar pelo preço” com as “Low Costs” acabaram fechando.

As que optaram por aumentar a percepção de valor dos serviços prestados, perceberam que havia um tipo de cliente disposto a pagar mais por um atendimento “VIP” e assim, estas academias passaram a ser chamadas de “Academias Premium”.

Além disso, surgiram os pequenos estúdios e “academias boutique”, com foco no treinamento e experiência do cliente, que na verdade, é o próximo tema que vamos abordar.

2- Conquistar e encantar o cliente por meio da experiência dele na academia passou a fazer parte da estratégia

A partir do momento em que as “Low Costs” chegaram no mercado e se tornou possível identificar quem queria apenas um lugar para fazer sua atividade física e quem queria cuidado e atendimento diferenciado, foi possível determinar em uma palavra como proporcionar a este segundo grupo o que ele queria.

O nome disso é experiência.

Veja bem: existe um tipo de gente que entra na academia, sabe o que fazer, quer passar o menor tempo possível lá e não interage com ninguém.

Por outro lado, existe um outro tipo de pessoas que precisa de um atendimento diferenciado.

Mais do que isso: valoriza este atendimento.

E o mais importante: está disposto a pagar a mais por isso.

Foi pensando nisso que alguns gestores começaram a pensar na Jornada do Cliente em sua academia, pensando em produzir momentos memoráveis a cada ponto de contato dele com uma pessoa ou serviço na academia.

E é claro que não estamos falando apenas de dar mimos ou presentinhos para o cliente.

Acima de tudo, estamos falando de entregar o resultado que ele procura quando se matricula na academia, estúdio ou box.

Por isso, vamos ver abaixo como o surgimento de novas modalidades contribuiu para melhorar a experiência do cliente na academia.

3- Saiba qual atividade oferecer ao seu cliente e ele vai ter melhores resultados

No eBook que lançamos com as grandes mudanças ocorridas na década, um depoimento merece destaque.

Allan Menache, Treinador do Campeão Mundial de Surf Gabriel Medina, declarou que seu primeiro contato com o Treinamento Funcional ocorreu dez anos antes dele entrar para valer como opção de modalidade nas academias.

E o que chamou atenção foi o fato de que praticantes de outros esportes como o Jiu Jitsu ou Surf, buscavam no Treinamento Funcional uma preparação física mais eficiente para melhorar a performance em seus esportes.

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Curiosamente, em nosso artigo sobre as principais tendências do fitness para 2020, uma delas é exatamente esse tipo de preparação física específica.

Além do Treinamento Funcional, neste última década, observamos um movimento de nicho, onde modalidades como o Pilates, Byke Indoor e Lutas, antes oferecidas pelas “academias tradicionais”, passaram a explorar a modalidade em estúdios específicos.

Uma das razões desse movimento ter ocorrido, nós vamos ver no próximo tópico.

4- O comportamento do consumidor mudou. E você?

Se tivéssemos que apontar a grande mudança que realmente impactou no mercado de fitness, a mudança de comportamento do consumidor seria merecedora de grande destaque.

Depois que as “Low Costs” modificaram o mindset do cliente de academia, além de questionar preço e qualidade dos serviços, o consumidor se tornou muito mais crítico em relação a várias outras coisas:

⇒ Qualidade do treino
⇒ Rapidez no resultado
⇒ Afinidade com a modalidade oferecida
⇒ Facilidade para contratar
⇒ Facilidade para cancelar
⇒ Possibilidade de interação

Perceba que não estamos falando apenas de treino ou da atividade física em si.

O que significa que o próximo tópico tem tudo a ver com as grandes mudanças da década.

5- A tecnologia veio para ficar no Mercado de Fitness

A grande questão envolvendo a tecnologia é que ela pode ser uma grande aliada do gestor na busca por resultados.

O EVO acabou se caracterizando por surfar a onda do pioneirismo e das inovações, quando se fala em tecnologia no mercado de fitness.

Se antes, o gestor que não quisesse gerir sua operação utilizando planilhas muito bem elaboradas no Excel, precisava ter um sistema que custava caro, precisava ser customizado e dependia de um servidor.

Com a possibilidade de ter um software online, essa facilidade fez com que muitas academias pudessem ter uma experiência de gestão mais profissional.

Um dos exemplos do que mudou na vida do gestor com a tecnologia é que com o EVO, por exemplo, ele pode vender online, ou seja, não depende mais do balcão de sua recepção, podendo vender 24 horas por dia, 7 dias por semana.

E o próximo tópico traz uma grande mudança que ocorreu na última década e que também tem tudo a ver com tecnologia.

6 – O Marketing Digital colocou a sua academia no mapa

Qual era a sua possibilidade de alcançar seu público alvo, dez anos atrás?

Como você fazia para atrair novos clientes para a sua academia, estúdio ou box de CrossFit?

Com o Marketing Digital e o poder das mídias sociais, a facilidade que falamos no último tópico (vender online, 24 horas por dia, 7 dias por semana) se tornou praticamente obrigatória nas academias.

E o mito de que é muito difícil ou muito caro investir em mídias sociais foi tratado em um episódio do nosso EVO Cast, onde o gestor pode ver que é muito simples alcançar pessoas desconhecidas e aumentar o número de possíveis clientes para a sua academia.

Em nosso eBook sobre as grandes mudanças que aconteceram na década, você vai ver como o Marketing Digital revolucionou os processos de aquisição de clientes e nós do EVO fomos pioneiros nessas estratégias, tanto é que fomos os primeiros a integrar o sistema com as principais plataformas de Marketing Digital.

Se você quiser saber como melhorar o marketing da sua academia com a ajuda do EVO, clique aqui para conversar com um de nossos especialistas em gestão.

7- A democratização no mercado de equipamentos para academias

De todas as mudanças que ocorreram na última década, seria certo dizer que o ramo de equipamentos foi o que menos mudou?

Na verdade, as mudanças ocorridas passam por alguns dos tópicos que já abordamos aqui: tecnologia, comportamento do consumidor e experiência do cliente guiaram as mudanças no mercado de equipamentos.

A integração de softwares nos equipamentos, telas nas esteiras e bicicletas são apenas alguns exemplos do que foi modificado, buscando uma experiência do cliente mais enriquecedora.

Porém, a grande mudança que foi percebida pelo mercado, conforme o depoimento do CEO da Casa do Fitness, Renato Gabas, foi a entrada definitiva no mercado, dos equipamentos produzidos na China.

Antes, havia um claro preconceito com relação a equipamentos fabricados na China, mas hoje, muitas marcas de renome fabricam equipamentos lá, assim como, surgiram novas marcas que produzem materiais de qualidade.

O resultado disso é uma maior democratização em termos de fornecimento para as academias, que conseguem renovar seus equipamentos com uma frequência cada vez maior, o que contribui bastante para uma percepção de valor maior por parte dos clientes.

Conclusão

E então, agora você se sente mais confortável para encarar a próxima década?

Certamente virão novas mudanças, inovações e tendências e a melhor maneira de aproveitar o futuro é conhecer o passado.

Para ter mais informações, clique aqui para baixar o eBook com as grandes mudanças ocorridas na década, com opinião de grandes players do mercado.

E saiba que o EVO é uma empresa inovadora e pioneira desde sua fundação, portanto, o aliado perfeito para ter ao seu lado durante a próxima década.