6 erros comuns na hora de implantar tecnologia na sua academia

Trazer novidades para sua academia é algo muito positivo, mas que precisa ser planejado com […]

Randall Neto

Por Randall Neto
Copywriter e Produtor de conteúdo. Tiro ideias do papel e transformo histórias em conexão!

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Trazer novidades para sua academia é algo muito positivo, mas que precisa ser planejado com cuidado para não se tornar uma dor de cabeça na rotina do gestor e fazer seu investimento valer a pena. Selecionamos 6 erros comuns para você NÃO cometer na hora de implementar tecnologia na sua academia:
1. Implementar apenas por moda
Um dos erros comuns que os gestores de academia cometem é trazer novas tecnologias para a academia apenas porque “a concorrência está fazendo” ou algo do tipo. Na hora de investir em tecnologia – seja ela no atendimento, na prescrição de treinos ou até em estrutura – o gestor precisa criar uma estratégia que responda ‘por quê?’ e ‘para que?’ ele está trazendo aquele novo recurso. Toda ação deve ter um resultado esperado e uma estratégia traçada para alcançá-lo. Caso contrário, você pode acabar colocando investimento em algo só por ego ou por querer se igualar ao que se concorrente fez, e acabar com um verdadeiro “elefante branco” em sua academia.
2. Não saber por onde começar
A partir do momento em que você decide implantar algo novo na academia, é preciso analisar quais os requisitos técnico e humanos para que a iniciativa dê certo. Não é raro vermos casos de gestores que decidem trazer algo, mas na hora botar em prática percebem que não possuem as ferramentas essenciais ou a equipe treinada para trabalhar com a novidade na academia.
3. Escolher qualquer empresa
Se você busca trazer alguma tecnologia para sua academia, muito provavelmente trazer uma empresa parceira seja algo que vale mais a pena, do que desenvolver sozinho. Afinal, há empresas no mercado com a expertise necessária para oferecer serviços para sua academia, como equipamentos, softwares de gestão, aplicativos, sites, etc. Mas lembre-se: é ESSENCIAL trabalhar com uma empresa de confiança, reconhecida, que de fato já tenha provado resultados para outras empresas. Pesquise sobre os clientes, a segurança e o histórico de cada fornecedor.
4. Não criar um plano de lançamento
Sua academia precisa criar um plano de lançamento para cada tecnologia que implementa, que impactará diretamente seu cliente. Não deve ser um evento pontual, mas sim um plano que contemple todo o processo e como será a estratégia para que seu público se acostume com aquela tecnologia e a inclua em sua rotina.

 

5. Não treinar e envolver a equipe (e ter uma liderança para isso)
O staff da sua academia deve ser o maior promotor das tecnologias que você implementa no negócio. Por isso, é vital que, antes do lançamento, todos estejam cientes, seguros e motivados para usar a novidade. O seu planejamento deve incluir a preparação da equipe e você deve engajá-los para que eles sintam vontade de estimular seus clientes a usar. Para isso, não basta apenas anunciar a novidade e deixar que ‘se virem’. Seu projeto deve ter um líder, que será responsável por todo esse engajamento e comprometido em disseminar o uso da nova tecnologia.

 

6. Não comunicar aos clientes
De nada adianta trazer a tecnologia mais avançada para sua academia, se seus clientes não souberem como isso os ajudará no dia a dia. É importante divulgar a novidade para todos os clientes e prospects, deixando bem claro os benefícios e como isso vai impactar positivamente em sua rotina de treinos.

Evitando estes 6 itens e planejando bem as ações na sua academia, você vai ter muito mais sucesso no lançamento de novas tecnologias no seu negócio. O TG pode ser uma delas! Alavanque seus resultados de retenção e fidelização! 

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