A equipe de uma academia, estúdio, box, escolas de luta ou natação pode e deve ajudar a manter os alunos durante a pandemia. Saiba quais são as ações possíveis e divida a responsabilidade.

Em algumas regiões do País, as academias estão se preparando para reabrir; já em outras, ainda estão esperando resoluções dos governos para que o movimento de reabertura ganhe datas e uma previsão mais concreta. Porém, a verdade é que mesmo fechadas as empresas do mercado fitness tiveram que se adaptar a novas maneiras de negócios.

O novo normal neste momento é fazer exercícios em casa, aproveitar as lives e utilizar a internet como meio de engajar, fidelizar e fazer com que os alunos não parem. Mais que vender, o mercado teve que pensar em manter seus alunos e o principal: INCENTIVAR O EXERCÍCIO MESMO DURANTE UMA PANDEMIA.

Em meio a essa confusão, algumas empresas optaram por congelar os contratos de trabalho e outras já conseguiram manter os seus funcionários trabalhando mesmo que em home office (que é hoje o recomendável). A intenção é sempre preservar as pessoas, mas muitas vezes o inevitável pode acontecer.

Porém, lembre-se de trabalhar da melhor maneira possível com as pessoas que você tem HOJE! Elas são essenciais para que o seu negócio reabra com SUCESSO.

Para ajudar você a colocar sua equipe ativa e de maneira que ajude de forma efetiva os seus resultados, elencamos cinco ações que você pode solicitar a ajuda deles e fazer com que a sua academia continue a funcionar mesmo de portas fechadas.

#1 – Divisão de contatos periódicos entre os alunos e professores

Utilizar um CRM não é apenas fazer uma régua de contato e programá-la. É ser estratégico, pensar com base nas situações e continuar esse trabalho de maneira firme.

Você pode fazer uma lista de todos os seus alunos que estão realizando suas aulas online, entregar para os professores e eles entrarem em contato com os alunos em média 2 vezes por semana. Utilize também os disparos automáticos, mas também trabalhe com o contato personalizado e pessoal (telefone, whats, SMS).

Peça para o seu professor escrever algumas mensagens e dicas para que o treino em casa continue de maneira segura. Além disso, se você utiliza o EVO, pode ensiná-lo a utilizar a parte de contato com o cliente. Assim, o seu aluno se sente amparado e seu professor continua ativo, engajando e principalmente fortalecendo os laços.

#2 – Elaborando uma lista de planos a vencer e criando planos especiais.

A sua equipe de vendas provavelmente está enfrentando muitas dificuldades na hora de oferecer novos planos para novos alunos. A dica é, além de continuar a oferecer os serviços da sua academia – mesmo online, criando um plano específico para isso -, também devemos cuidar (e muito bem cuidado) dos planos que estão prestes a vencer.

Faça uma lista dos contratos que estão próximos ao vencimento – no EVO isso se torna bem fácil -, elabore uma promoção (por tempo limitado) e treine sua equipe comercial. Assim, eles conseguem fazer ligações (que podem ser agendadas pelo EVO) aumentando o índice de alunos que irão renovar.

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Além disso, fique muito atento ao discurso que irá fazer. As pessoas estão em um período delicado, então toda palavra que é emitida deve ser pensada. Converse com a sua equipe e alinhe o discurso.

#3 – Pensando em ações de marketing e comunicação para a reabertura da academia

O EVO elaborou um SUPER KIT com mais de 40 materiais para ajudar na sua retomada. No total, para todos os nichos, são mais de 1000 peças. Então, as pessoas que estão na sua equipe e que podem ajudar nesta missão, terão papel fundamental para os resultados futuro.

Faça com que eles escolham as melhores artes, coloque o logotipo e ajudem a pensar em novas atividades. Dentro desse material há explicações sobre as medidas de segurança e saúde que teremos que ter no dia 0 da retomada.
O KIT é gratuito e pode ser acessado CLICANDO AQUI.

#4 – Elaborando Brainstorming em benefício da academia

No ramo da publicidade existe um termo chamado brainstorming. Se você nunca ouviu falar, na tradução literal se chama, chuva de ideias. Que nada mais é que pegar um assunto ou ação a ser resolvida, elaborar uma reunião que não há regras, só ideias.

Esta atividade deve ser feita por toda a sua equipe e, em nenhum momento, as ideias devem ser podadas. Antes de efetuar o brainstorming (online), solicite para as pessoas pesquisarem casos de outros mercados. Assim, como o segmento fitness, existem outros que estão tendo também que se reinventar. E se inspirar em outras empresas é extremamente importante.

#5 – Experimentar novos treinos e aulas online com a própria equipe

Sabe aquela modalidade que os seus funcionários ou você sempre quiseram colocar na sua academia, mas tinham medo da aceitação? A hora de testar é agora!

Primeiro faça uma reunião com a sua equipe e peça sugestões. Depois selecione algumas aulas e experimente entre vocês. Sejam críticos, analisem se a aula teria adesão, se é divertida, façam correções e opinem. Tudo de maneira leve e sem medo.

Após deixar tudo afinado, faça algumas aulas experimentais GRÁTIS para todo mundo pela internet. Existem algumas modalidades (principalmente de dança) que estão crescendo durante a pandemia. Esta é uma maneira de analisar e testar novas modalidades que podem trazer mais fluxo de caixa e satisfação dos atuais e próximos clientes. E isso pode ser bem mais simples utilizando a Internet.

Essas são dicas que podem te ajudar durante este período. Sabemos que estamos atravessando tempos complexos, mas se movimentar deve ser a sua missão e obrigação. Afinal, não está no nosso DNA ficar parado e dessa vez não seria diferente.
Essas ações também estão sendo feitas em empresas de outros segmentos e surtindo efeito.

E assim com a dica 4 diz, precisamos estar atentos às formas que irão impactar na sobrevivência do fitness no País. Vai passar, está passando, e ficaremos JUNTOS mais fortes do que nunca.

Agora, bora se mexer. E conte conosco para que sejam os melhores movimentos. =) #EstamosJuntos