Gestão

Livre-se de uma vez por todas dos 5 maiores vilões que impedem a sua academia de dar lucro

Saiba como identificar e combater os 5 maiores vilões do lucro que impedem a sua academia de dar lucro.

Randall Neto

Por Randall Neto
Copywriter e Produtor de conteúdo. Tiro ideias do papel e transformo histórias em conexão!

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Descubra como identificar e combater os 5 maiores vilões da gestão da academia que estão acabando com o seu lucro

Você já se sentiu em desespero no final do mês, pensando que as metas não vão ser batidas, a conta bancária já está no vermelho e o fantasma da folha de pagamento no quinto dia útil já começa a te assombrar?

Se isso acontece contigo com muita frequência, talvez você esteja convivendo com os 5 maiores vilões que impedem a sua academia de dar lucro.

E talvez você esteja como num filme famoso da Julia Roberts nos anos 90, “Dormindo com o Inimigo”, pois convive com estes vilões e não consegue combatê-los.

Neste artigo vamos falar sobre cada um destes vilões, como identificar, combater e impedir que eles voltem para roubar o lucro que deveria estar no seu bolso, mas está escoando pelo ralo.

Então, se você não quer mais ver “mês sobrando quando acaba o dinheiro”, leia atentamente cada palavra abaixo.

1 – Você tem batido suas metas de vendas?

Se a resposta é sim, mas mesmo assim, não está tendo lucro, você deve estar com algum destes dois problemas:

  • Suas metas não estão ajustadas ao que você precisa
  • Você está perdendo os clientes que chegam

A segunda situação será tratada ao longo deste artigo e você verá que é um dos mais poderosos vilões da nossa lista.

No caso das metas não estarem ajustadas, um bom exercício com toda a sua equipe de vendas pode te ajudar a encontrar a meta ideal.

Agora, se você não estiver batendo as metas de vendas, precisa dar atenção total a isto, pois as vendas são o combustível de uma academia.

Veja abaixo algumas coisas que podem estar impedindo sua equipe de vendas bater as metas:

  • Equipe sem qualificação
  • Falta de treinamento
  • Falta de envolvimento da equipe técnica
  • Aulas ultrapassadas
  • Equipamento e estrutura ruim
  • Falta de um bom plano de marketing
  • Estratégias ultrapassadas de vendas

Ou seja, só com essa lista, você já tem uma série de itens que podem ser investigados dentro de sua operação.

Algo que você deveria investir é na possibilidade de vender online.

Quem é cliente EVO, já tem a ferramenta integrada ao sistema e consegue, com um bom plano de marketing digital, vender 24 horas, 7 dias por semana.

Mas vamos voltar a falar sobre o que pode estar acontecendo se você vende bem, continue lendo para identificar outro vilão do seu lucro.

2 – Como o seu novo aluno é recebido em sua academia?

Você sabia que mais de 70% dos cancelamentos ocorrem durante os primeiros noventa dias do cliente na academia?

Isso significa que muitas vezes, sua equipe de vendas pode estar performando muito bem, mas “da porta para dentro”, o seu aluno acaba desistindo de alcançar os resultados que buscava quando se matriculou.

Aqui no EVO, chamamos este processo de receber o novo cliente de “onboarding”, pois é como começamos a tratar da “jornada do cliente”, para que ele possa alcançar os seus resultados, tendo a melhor experiência possível.

Ter um bom processo de “onboarding vai te ajudar a fidelizar seus clientes logo no início, alinhando expectativas e traçando, juntos, uma trilha que vai fazer com que ele atinja os resultados que busca.

E a consequência disso, você vê no tópico abaixo.

3 – A fidelização é a nova venda

Ultimamente, temos falado para os gestores de academia investir pesado na fidelização dos clientes e que se isso for bem feito, a força de vendas inclusive, não precisa ter a mesma intensidade.

Uma das razões para insistirmos nisso é que o custo de aquisição de novos clientes (CAC) é muito mais alto do que o custo de renovação.

Até porque, se você fizer um bom processo de onboarding e investir em estratégias de fidelização dos clientes, você vai perceber que aquela sensação de estar “enxugando gelo” desaparece.

E o resultado aritmético disso é mais dinheiro no seu bolso.

Quer uma dica de estratégia de fidelização?

Hoje em dia, muitas academias têm investido em processos de “gamificação”, que realmente trazem ótimos resultados em termos de engajamento do cliente, que acaba gerando fidelização.

O EVO foi pioneiro em lançar a ferramenta do “Clube de Recompensas” e temos inclusive um “Estudo de Caso” com um cliente nosso que faz desta funcionalidade um verdadeiro motor de sua operação.

Já eliminamos 3 vilões do lucro na sua academia, agora vamos falar do quarto, que sabemos que te incomoda demais!

4 – Lute incansavelmente contra a inadimplência e extermine esse vilão do lucro na sua academia

Como você lida com a inadimplência em sua academia?

Este é um dos vilões mais cruéis que impedem a sua academia de dar lucro e muitas vezes age de forma silenciosa.

Por isso, nossa recomendação é que você não o enfrente sozinho, mas com um poderoso aliado como o EVO, que tem ferramentas criadas para evitar que a sua inadimplência cresça e acabe corroendo o seu lucro.

Muitas vezes, o gestor de academia coloca uma pessoa só para fazer cobrança pelo telefone e isso indica claramente que está faltando um bom sistema de gestão, que tenha ferramentas que trabalhem por ele no combate à inadimplência.

E isso significa que além de recuperar o dinheiro que você está perdendo para a inadimplência, vai economizar dinheiro por não precisar ter um funcionário apenas para fazer isso.

Sem falar na economia de tempo, pois os processos de cobrança do EVO são totalmente automatizados.

Se você quiser saber mais como combater a inadimplência em sua academia, pode ler este artigo ou clicar aqui para agendar uma conversa com um de nossos especialistas em gestão, para ver como o EVO pode te ajudar a exterminar o vilão da inadimplência de sua academia.

5 – Você tem um software de gestão, mas não usa tudo o que ele oferece

Você já deve ter ouvido algum pedido de desconto de um cliente seu, alegando que a academia é cara, pois ele só usa uma pequena parte.

E você, assim como nós, quando pensou nos benefícios que sua academia proporciona para os clientes, imaginou que quanto mais ele usar, maior será a sua satisfação, certo?

Pois isso começou a acontecer com a gente aqui no EVO e percebemos que muitos clientes não estavam tendo sucesso em sua gestão, pois não usavam tudo o que o sistema tem a oferecer.

Por mais que o processo de onboarding tenha sido um sucesso e que o nosso setor de “Customer Success” se dedique a auxiliar o gestor a tirar o melhor do EVO, sentimos que estava faltando algo.

Com isso, criamos um evento chamado EVO Educa, onde o cliente passa o dia conosco, tirando dúvidas, aprendendo mais sobre o que o EVO pode oferecer e novas estratégias de vendas, cobrança e retenção.

Com isso, descobrimos que os clientes saem com um poder de gestão muito maior, aplicando os conhecimentos na sua academia e tendo grandes resultados.

Então, se você é cliente EVO, fique atento às novas datas dos próximos EVO Educa e não perca a oportunidade de descobrir como o EVO realmente leva a gestão de sua academia a outro patamar.

Se você não é cliente e quer saber mais sobre o que o EVO pode fazer por sua gestão, clique aqui para conversar com um dos nossos especialistas em gestão.

Conclusão

E aí, já se sente mais confiante para combater os grandes vilões que impedem a sua academia de ter lucro?

Esperamos que com este artigo, você tenha um bom ponto de partida para identificar cada um destes vilões e exterminá-los de sua academia.

Saiba que em todas as 5 situações que colocamos no artigo, sua atuação será determinante para acabar com estes inimigos que não deixam sobrar dinheiro no seu bolso e só você pode fazer alguma coisa para acabar com essa situação.

A boa notícia é que nós do EVO estamos do seu lado para te ajudar neste combate, com soluções para a sua gestão e apoio de um time dedicado a fazer o gestor alcançar o seu verdadeiro propósito com a sua academia.

Conte com a gente para sermos o seu melhor amigo nesta jornada rumo à lucratividade que você merece.

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