Academia

3 motivos que levam uma academia à falência

Diversas pesquisas de comportamento do mercado dizem que o segmento fitness é um dos mais […]

Randall Neto

Por Randall Neto
Copywriter e Produtor de conteúdo. Tiro ideias do papel e transformo histórias em conexão!

<span id=3 motivos que levam uma academia à falência" class="img-fluid">

Diversas pesquisas de comportamento do mercado dizem que o segmento fitness é um dos mais promissores e encontra-se em constante expansão no Brasil. Mas, porque algumas academias, estúdios e box acabam indo à falência e fechando as suas portas?

Boa parte desta resposta está ligada diretamente a algo chamado: ADMINISTRAÇÃO FITNESS.

Quando alguém resolve abrir uma academia, estúdio ou box de Crossfit muitas vezes não está preparado para os desafios que irá enfrentar. Em alguns casos o gestor tem total conhecimento em treinamentos, aparelhos e modalidades físicas, mas não sabe nem como funciona o controle de entrada e saída de alunos. E é aí que mora o perigo!

Segundo o SEBRAE existem 3 grandes causas que levam a falência de sua academia. São estas:

 

#1 – Falta de planejamento estratégico

No mundo da administração fitness não existe “agir por impulso”. Absolutamente tudo tem que ser pensado com antecedência.

 

Agir por impulso na hora de tomar decisões importantes pode dar certo, mas a probabilidade de erro é imensa. Por isso, quando se trata de sua academia a melhor maneira de evitar erros é a prevenção. E é para isso que serve o planejamento.

 

Se organizar, projetar, cumprir metas e obrigações pré-estabelecidas diminuem drasticamente a possibilidade de falência de sua academia. Até mesmo quando ela se encontra “no buraco”, é o nosso amiguinho planejamento que vai salva-la.

 

#2 – Dificuldades em lidar com épocas sazonais

Saber lidar com a sazonalidade tem tudo a ver com o planejamento estratégico. Mas, ela é tão temida pelas pessoas do mundo fitness que se tornou um dos principais motivos que levam as academias a perderem muito dinheiro.

 

Para qualquer segmento existem épocas do ano que são melhores e outras piores. E não podemos fechar os olhos para isso. Os clientes se comportam de maneira diferente em diferentes épocas do ano e o gestor tem como obrigação saber lidar com isso.

 

O primeiro passo para não se deixar levar, é identificar quais os períodos do ano são mais vulneráveis a queda de novos e atuais clientes. Após, identificar é necessário decidir ações medidas – dentro do planejamento – que levem ao combate direto.

 

#3 – Não saber investir na coisa e hora certa

Investir em uma academia é sempre um dilema entre os gestores, já que pode mexer na estrutura física e financeira de uma academia, estúdio ou box de Crossfit. Mas, se não há investimento, não há crescimento. Logo, qual é o momento certo para investir?

 

Listar as prioridades é a premissa da boa saúde de um negócio. Saber o que deve fazer na hora certa não é só feeling é pensamento sistêmico e estratégico. E muitas vezes não se nasce com isso, temos que ir atrás de ferramentas e estudo.

A vida de qualquer gestor de academias é cheia de riscos, acertos e erros. Mas, como você lida com isso é o que define sua ida ao SUCESSO. 

Comentário