Gestão

3 motivos que afastam os clientes da sua academia todos os dias

A rotatividade de alunos é sem dúvida um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores de […]

Randall Neto

Por Randall Neto
Copywriter e Produtor de conteúdo. Tiro ideias do papel e transformo histórias em conexão!

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A rotatividade de alunos é sem dúvida um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores de academias todos os dias. Por isso, é fundamental que você entenda os principais motivos que levam as pessoas a desistirem de frequentar a academia e assim reverter este grande problema.

 

No post de hoje vamos te mostrar 3 motivos que contribuem para a evasão de aluno todos os dias na sua academia, mas fique tranquilo pois também separamos dicas de como reverter esses problemas =). Vamos lá?

 

1 – A falta de resultados do cliente

Vamos falar sobre um dos principais pecados cometidos por quase todas as academias no nosso país “A FALTA DE RESULTADOS DO CLIENTE”.

 

O que você tem feito para gerar resultado para o seu cliente? E quais os formatos e estratégias você utiliza para deixar claro estes resultados?

 

Muitos gestores de academias ainda insistem no velho modelo “avaliação física a cada 3 meses”. Acreditam que esta é melhor forma de mostrar o progresso dos seus clientes.

 

A avaliação física é sem dúvida uma ótima forma de acompanhar/mensurar a evolução do aluno, só que fazer isto a cada 3 meses é um grande problema. A variação dentro deste período é muito grande tanto para cima quanto para baixo, sem contar que muitos clientes não ficam nem um pouco à vontade nas avaliações físicas, por ser um procedimento um tanto invasivo.

 

Uma ideia que você já pode colocar em prática hoje mesmo é criar um processo de avaliação contínua, assim você não fica refém de mostrar resultados ao seu cliente a cada 3 meses.

 

Outra ferramenta que também pode ajudar é a balança de bioimpedância. Ela é ótima para mostrar regularmente a evolução corporal do seu aluno, para que ele entenda como está a diminuição de gordura, o aumento de massa magra entre outras funções.

 

O objetivo é fazer ele enxergar em pequenos espaços de tempo como está a sua evolução e o seu resultado. Dessa forma é possível corrigir os resultados de maneira eficiente, mantendo o seu cliente satisfeito e ativo no seu negócio por muito mais tempo.

 

2 – A experiência do cliente

Qual o nível de experiência que você entrega para o seu cliente? Esta pergunta é intrigante, não é mesmo?

 

A experiência é a somatória de todos os pontos de contato que o cliente tem com você e a sua academia. Esta somatória pode ser positiva 👍 ou negativa 👎 e determina se ele fica ou não no seu negócio!

 

Hoje as pessoas que praticam atividade física estão mais do que inseridas no universo digital e esta é uma excelente forma de estabelecer pontos de contato com o cliente. Vou te dar um exemplo:

 

Sabe aquela “velha fichinha de treino”?
Muitas academias ainda a utilizam e continuam acreditando que estão proporcionando uma ótima experiência para os seus clientes. Agora imagine substituir essa “fichinha” por um aplicativo onde o aluno recebe o treino e tanto você quanto ele acompanham os resultados pelo celular, onde cada um estiver, olha que incrível! O seu aluno pode estar viajando a trabalho, e você pode prescrever treinos para que ele não deixe de treinar onde ele estiver. Isto não muda a experiência do cliente?

 

USE E ABUSE DO CRM!

Uma ideia que você pode adotar no seu negócio é criar uma programação de contatos com o seu cliente, antes, durante e depois do treino. Pode parecer complicado mas é bem simples, vou te explicar:

Antes do Treino:
Você identificou que o aluno “Felipe” frequenta sua academia no período da noite, por volta das 19:30. E se você ou o seu time enviasse uma mensagem dizendo o seguinte:

 

“Olá Felipe, tudo bem?
Preparei um treino especial para você hoje, assim que você chegar na academia me procure hein ;).”

 

Pode parecer simples, mas a visão que o seu aluno passa a ter sobre a sua academia é diferente, e alunos conectados são grandes propagadores da sua marca e não trocam o seu negócio por R$ 20,00 de desconto no seu concorrente.

3 – Gamification, a arte de transformar sua academia em um jogo

 

Antes de mais nada, você sabe o que é Gamificação (Gamification)?

A Gamificação é uma estratégia que usa as dinâmicas e mecânicas de jogos para engajar pessoas. Pode parecer confuso, mas com este exemplo você não vai ficar com nenhuma dúvida, olha só:

 

O Waze hoje é o GPS mais querido de todos os tempos. Por ser totalmente colaborativo, ele recompensa os usuários com pontuações de acordo com as várias ações que podem ser realizadas dentro do app, tais como notificar acidentes, listar radares etc. Como forma de agradecimento, o Waze libera pontos que o usuário pode trocar por itens exclusivos dentro do aplicativo, além de um ranking com a pontuação semanal de cada usuário.

 

Agora imagine isso dentro da sua academia:

 

Através da gamificação você consegue criar um ambiente divertido e lúdico no seu negócio, estimulando e engajando os alunos a se superarem todos os dias, competindo e se divertindo, além de promover a sociabilização.

 

Isto torna a rotina do seu cliente um game, que pode deixar a experiência que ele tem com a sua academia ainda mais rica, o que pode ser o diferencial nos resultados para o seu negócio.

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