No dia do atleta profissional, saiba como se inspirar em 3 atitudes que eles têm e como isso pode melhorar os números de retenção de sua academia

Se você é gestor de academia, é bem provável que um dia já quis ser atleta profissional.

Principalmente se também for um profissional de educação física.

Porque o atleta profissional sempre foi uma inspiração para quem gosta de esportes, independente de qual esporte.

E foi pensando exatamente na inspiração que gera nas pessoas, que escrevemos este artigo, com as 3 atitudes de um atleta profissional que podem auxiliar na estratégia de retenção dos alunos na sua academia.

Então, continue lendo para saber como inspirar os seus alunos a conseguir atingir suas metas na sua academia.

# Dica 1: Defina um objetivo claro como o de um atleta profissional

O que as pessoas querem quando se matriculam em uma academia?

Podemos citar muitas coisas:

  • Emagrecer
  • Ficar forte
  • Ganhar condicionamento físico
  • Socializar
  • Sair do sedentarismo

E muitos outros motivos, que ele declara ou não. Mas tudo isso pode ser resumido em uma única palavra…

Resultado!

O seu cliente quer ter resultado naquilo que busca, como um atleta profissional busca seu índice, seu tempo, suas marcas, suas medalhas ou o seu lugar no pódio.

A boa notícia é que o seu cliente precisa de alguém que o ajude a atingir seus objetivos, ou seja, você é muito mais útil do que pensa.

Procure o seu aluno, entenda as necessidades dele e tracem juntos um caminho até a meta.

E para não se desviar deste caminho, fique atento à segunda dica.

# Dica 2: Ensine o seu aluno a ter a disciplina de um atleta profissional

A falta de disciplina é o que mais atrapalha o seu aluno a atingir os seus objetivos.

Aí eu te pergunto: o que você faz quando o seu aluno deixa de frequentar a sua academia?

Um erro muito comum que alguns profissionais cometem e acaba contaminando o gestor é pensar que sua obrigação com o aluno se resume ao que ele faz “da porta da academia para dentro”.

Eu diria que isso é o mínimo a ser feito.

Mas, se você quer fazer o seu aluno ter uma performance capaz de conduzi-lo aos seus objetivos, já deve saber que fazer apenas o mínimo, não basta.

Por isso, cabe a você descobrir como atrair o seu aluno para a sua academia.

Uma das maneiras de conseguir isso é com um bom trabalho de CRM, para manter contato constante com o aluno.

Com isso, você pode lembrá-lo que sua ausência vai atrapalhar e muito os resultados que ele pretende obter.

Acredite: muitas vezes, o seu aluno vai adorar receber uma “dura”, e a probabilidade do seu vínculo com ele aumentar a partir disso é grande.

E, se você mantiver o seu aluno focado e disciplinado na direção dos resultados, vai chegar na terceira atitude de um atleta profissional que vai ajudar na retenção do seu aluno.

# Dica 3: Celebre as conquistas do seu cliente

Qual é a imagem do atleta profissional que mais fica marcada?

A imagem dele no pódio, recebendo uma medalha ou levantando um troféu.

Com o Clube de Recompensas, uma das ferramentas mais utilizadas do EVO, você pode criar momentos como esse.

A gamificação já é uma tendência há muito tempo nas academias e isso pode te ajudar a premiar os seus alunos pelos feitos alcançados por eles.

E quando você criar com ele a grande meta a ser alcançada, defina metas menores ao longo do caminho, para que ele tenha a percepção de estar no caminho certo.

Recomendamos para você:  Como se preparar para fazer um planejamento de 2020 matador para a sua academia

A cada feito alcançado, crie uma rotina de celebração e reforce qual é o grande objetivo.

E quando esse grande dia chegar, celebre em grande estilo!

Neste momento, como todo atleta profissional que alcança o seu objetivo, ele vai se lembrar de quem o ajudou e esteve ao seu lado.

Você!

Neste momento, você certamente criou um vínculo indestrutível com o seu aluno, que já está encantado e fidelizado à sua academia.

Quer saber quais são os outros motivos de você investir dessa maneira na fidelização dos seus alunos?

Continue lendo com bastante atenção.

Investir em renovação é mais barato do que investir em vendas

Uma das razões do gestor não alcançar a lucratividade que tanto deseja é um inimigo quase invisível: a alta taxa de cancelamento.

Não adianta nada concentrar toda a sua força nas vendas, se você perde os alunos que entram na sua academia.

Quer dizer, até adianta para você cobrir o prejuízo das pessoas que saem, mas a sensação que fica é a de “enxugar gelo”.

Por isso, com essa sugestão de seguir as atitudes de sucesso de um atleta profissional visam “tampar o buraco” por onde estão saindo os seus clientes.

Para te dar uma ideia de como isso pode refletir diretamente no seu fluxo de caixa, faça o seguinte exercício:

Pegue o número de clientes que cancelaram nos últimos 3 meses.

Imagine que você conseguiu reduzir esse número em 50%.

Sabe o que este número significa?

O dinheiro que poderia estar no seu bolso e está por aí, voando…

Agora, e se eu te disser que você pode lucrar ainda mais investindo na retenção dos alunos?

Vou te contar abaixo, leia com atenção que agora vem o pulo do gato!

O relacionamento deve continuar depois da venda

Um dos grandes erros que ocorre não só nas academias, é achar que o relacionamento com um cliente se encerra na venda.

Na verdade, o chamado “pós venda” mudou tanto que agora tem até outro nome:

Customer Success.

E não foi só o nome que mudou, mas toda a mentalidade no que diz respeito ao relacionamento com o cliente.

O Customer Success exige que toda a academia respire o sucesso do cliente, desde o primeiro contato que ele tem com a academia, até o momento em que ele atinge os seus objetivos.

A consequência de uma boa cultura centrada cliente é colher os frutos de uma boa jornada de sucesso dele:

  • Cliente fidelizado
  • Cliente que indica a sua academia
  • Cliente que compra outros produtos que você lançar

Quer dizer, se você se dedicar a fazer o seu cliente atingir os seus resultados, além do lucro que você vai ter com a fidelização, vai continuar lucrando com ele mesmo depois da venda.

Este é um cenário maravilhoso!

Então, vamos meter a mão na massa e transformar os seus alunos em atletas profissionais em te dar lucro?

Conclusão

Quer saber como colocar em prática as 3 atitudes de um atleta profissional e ter os melhores resultados?

Tenha um sistema de gestão como aliado, para te ajudar no relacionamento com seus clientes, por meio da gamificação e do Clube de Recompensas, por exemplo.

Se você tiver dúvidas sobre como o EVO pode te ajudar, entre em contato e converse com um dos nossos especialistas em gestão, certamente conseguiremos uma boa estratégia para a sua academia.

Lembre-se: isso significa mais lucro no final do mês para você, com essas 3 dicas e um bom relacionamento com o seu cliente.

Conte conosco para transformar seus resultados.