Nós acreditamos que um líder significa muito mais do que isso. Para liderar, acreditamos que você deve inspirar os seus seguidores, dar o exemplo a eles. Pensar no todo, envolver cada membro nas decisões que precisam ser tomadas.

 

Você já passou pela experiência de ter alguém te “mandando” fazer coisas? Sem realizar qualquer tipo de consulta para saber o que você pensa daquela tarefa?

 

Quando isso acontece, as pessoas perdem a motivação de executar ações, porque não se sentem parte daquilo que está sendo realizado.

 

Por outro lado, quando você envolve os membros da sua equipe em conversas e na construção de novas estratégias, eles se responsabilizam pelas tarefas assim como você!

 

Nós separamos três ações importantes para você descobrir se está sendo um bom líder, ou se precisa melhorar em alguns pontos. Vamos lá?

 

1.Abra espaço para que sua equipe seja escutada

 

Quando só você dá o seu parecer sobre as coisas, sem ter um diálogo com os membros da sua equipe, corre o risco de se transformar em um líder autoritário e “dono da verdade”, o que quase nunca gera uma imagem positiva ou inspiradora.

 

Faça com que os seus funcionários falem, que se exponham, que corram o risco com novas ideias, ainda que pareçam um pouco absurdas, e verá o comprometimento da sua equipe crescer de maneira exponencial!

 

Escute a sua equipe, e faça com que eles se escutem entre si. A conectividade e o bom entendimento entre eles também é fundamental para que sejam, de fato, um time!

 

2.Lidere pelo exemplo, nunca pelo medo

 

O líder é o exemplo para a sua equipe. Os líderes são justos, éticos, comprometidos e estão em sintonia com os objetivos da equipe e da empresa. Dessa forma, ganham respeito e credibilidade de seus funcionários.

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Com o respeito e a credibilidade a sua equipe saberá que sempre pode contar com você para tirar dúvidas e compreender melhor as tarefas que devem executar: o que quer dizer que eles as farão com mais empenho. Quando o líder não transmite credibilidade, mas sim dúvidas e um certo “temor” por aquele que está na liderança, os funcionários tendem a se “distanciar” e, consequentemente, não realizam as suas tarefas da melhor maneira.

 

Não se esqueça: o líder inspira entusiasmo e o “chefe” impõe pelo medo.

 

3.Dê feedbacks constantes

 

Os Feedbacks são essenciais para o desenvolvimento das pessoas. Sejam esses Feedbacks bons ou maus, não se deve perder a oportunidade de encorajar ou desaprovar o comportamento da sua equipe.

 

Lembre que as pessoas não leem a sua mente e assim não podem saber se você aprovou ou não uma ação em particular. Por tanto, se comunique constantemente con a sua equipe e deixe claro o que está indo bem e o que precisa melhorar. Sempre de uma maneira firme, mas gentil.

 

Por mais que você escute sempre os membros da sua equipe e abra espaço para que eles se expressem, você está ali para guiá los, e deve deixar claro sua percepção sobre as coisas.

 

O verdadeiro papel de um líder é dar orientação aos seus seguidores, estimular a capacidade de cada pessoa e acompanhar de perto as suas ações.

 

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